ASSINE
search button

Minc anuncia plano para acabar com lixões

Compartilhar

Ludmilla Rabello, Agência JB

RIO - O Secretário de meio ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta segunda-feira, um plano para acabar com os lixões e implantar aterros sanitários em todo o estado, num período de quatro anos. A proposta é que sejam criados consórcios entre municípios e empresas privadas terceirizadas, com apoio das prefeituras e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A proposta de Minc tem como objetivo reparar as falhas dos programas de gerenciamento de lixo dos governos passados. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), num período de 15 anos, R$ 154 milhões referentes a recursos federal, estadual e municipal foram mal empregados no gerenciamento dos resíduos sólidos.

O dinheiro foi desperdiçado em usinas de reciclagem onde não se realizava coleta seletiva de lixo, ou em projetos que não tiveram devido acompanhamento explicou o secretário Jogaram o dinheiro literalmente no lixo!

Os consórcios abrangeriam vários municípios de uma mesma área, o que diminuiria o volume de lixo e a distância a ser percorrida até seu destino final. Cerca de 40 municípios já se organizaram em consórcios.A previsão é que até o fim do ano as licitações para implantação dos aterros sanitários estejam prontas.

Ainda de acordo com o Secretário, a falta de planejamento culminou no aparecimento de lixões em 70 dos 90 municípios existentes. O chorume líquido proveniente da decomposição de resíduos orgânicos transportado pela água da chuva, continua poluindo lençóis freáticos, rios e lagoas.