ASSINE
search button

Número de casos de dengues cai no Rio, mas aumenta no país

Compartilhar

Agência JB

RIO - Estatísticas da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ligada ao Ministério da Saúde, são preocupantes. Nos dois primeiros meses deste ano, o número de casos da doença no Brasil aumentou 17% em relação ao mesmo período de 2006.

Até o dia 23 de fevereiro, foram notificados 53.446 casos no país.

Em dez estados, houve aumento do número de casos na comparação com o ano passado. Mas, no Sudeste, ocorreu uma redução de 53,93%. No Rio de Janeiro, a queda foi de 69,99%, a maior da região. Até ontem, havia 1.381 portadores de dengue no estado, com apenas um óbito confirmado.

Uma reunião hoje, no Rio, avaliou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes, destacou a importância da parceria com os governos federal e os municípios para o combate da doença:

- Toda vez que pedimos algo ao ministério e à Secretaria de Vigilância em Saúde, sempre vem a mais. O ministro tem se mostrado parceiro do estado. Temos que ficar alertas e não podemos reduzir a vigilância no controle da dengue.

A preocupação das autoridades é com os Jogos Pan-Americanos. O secretário municipal de Saúde, Jacob Kligerman, disse que o município tem 1.900 agentes em campo e está contratando mais 254 em caráter temporário. A SVS anunciou que uma das ações do programa Pan Sem Dengue será o repasse de recursos para a Secretaria de Estado de Saúde comprar 60 veículos para os agentes. Além disso, 14 instrutores da SVS capacitarão agentes para supervisionar as operações de campo.