ASSINE
search button

Ministro pondera sobre violência no Rio

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - Durante o lançamento do Mapa da Violência, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, relativizou o resultado da cidade do Rio de Janeiro, que se encontra na 107ª posição no ranking dos municípios mais violentos à partir da taxa de homicídios registrados nos anos entre 1994 e 2004. O estudo mostrou uma interiorização do fenômeno da violência.

A cidade registrou uma taxa de 57,2 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. A situação é parecida nos municípios de Osasco (SP), Maricá (RJ), Guarulhos (SP) e Saquarema (RJ).

Questionado se o resultado melhoraria a imagem do Rio de Janeiro, o ministro ponderou que em qualquer resultado o Estado precisa combatê-la.

- Qualquer dado sobre violência, qualquer dado sobre mortalidade, principalmente por arma de fogo, tendo uma redução expressiva ou não, particularmente não considero que melhore a imagem de ninguém.

- Temos sempre que atuar, pois a arma não é quem mata, mata quem está por trás dela e temos que ver quem está por trás dessas armas e saber como essas armas estão chegando nas mãos das pessoas - defendeu.