ASSINE
search button

Família perde sete membros na tragédia

Arthur, de três anos, passa a ser a 15ª vítima do deslizamento

José Lucena/AE -
Terminada a busca por desaparecidos, a prioridade ontem foi a retirada de escombros, no morro da Boa Esperança
Compartilhar

A 15ª vítima da tragédia do Morro da Boa Esperança, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, foi Arthur Caetano de Carvalho, de três anos. Segundo a direção do Hospital Estadual Azevedo Lima, às 12h59 de ontem ele teve uma parada cardíaca e múltipla falência dos órgãos. A família havia comemorado o aniversario da criança na noite de sexta-feira. O deslocamento de terra ocorreu na comunidade na madrugada do sábado. A irmã de Arthur, Nicole Carvalho, de 10 meses, também morreu na catástrofe.

Sete pessoas da mesma família estão entre os 15 mortos, todas com o sobrenome Martins, à exceção de Maria do Carmo, de 80 anos. Elas estavam na festa de aniversário de um homem conhecido como Peroba. Ontem, no Cemitério de Maruí, em Niterói, a avó Maria Madalena Linhares Resende, de 54 anos, e o neto Kaíque da Silva Resende, de 1 ano e 10 meses, foram enterrados, sob forte comoção.

Macaque in the trees
Terminada a busca por desaparecidos, a prioridade ontem foi a retirada de escombros, no morro da Boa Esperança (Foto: José Lucena/AE)

A polêmica se a encosta era ou não uma área de risco ecológico se mantém. A despeito do prefeito Rodrigo Neves dizer que o terreno não estava sujeito a desastres desse porte, o presidente da Associação de Moradores do Morro da Boa Esperança, Claudio Santos, afirmou ao canal GloboNews que algumas casas estavam interditadas pela Defesa Civil. Os números da tragédia começam a ser fechados. Ao todo, nove casas e uma pizzaria foram atingidas. As residências estavam todas ocupadas, e 11 de seus moradores foram resgatados com vida, entre eles Arthur, que ontem não resistiu aos ferimentos.

Os bombeiros chegaram um pouco depois das 4h e já começaram o trabalho de resgate. Todos os corpos de pessoas consideradas desaparecidas já foram encontrados. “Nós já localizamos as vítimas desaparecidas que foram informadas por seus parentes”, afirmou o secretário estadual de Defesa Civil, o coronel Roberto Robadey.

Macaque in the trees
Equipes de bombeiros trabalham na área atingida pelo deslizamento. Ao todo, nove residências foram destruídas (Foto: José Lucena/AE)

Ao todo, 22 famílias estão desabrigadas. O prefeito Rodrigo Neves disse que a administração municipal vai ampará-las. Ele se comprometeu a alojá-las em prédios da prefeitura e obter aluguel social para cada núcleo familiar. Para isso, vai encaminhar projeto de lei, em caráter de urgência, à Câmara dos Vereadores de Niterói, para aumentar os recursos do aluguel social A Defensoria Público do Estado vai contatar as famílias desalojadas hoje.

A atual administração municipal informou que, em 2013, houve um investimento de R$ 150 milhões em contenção de encosta em 50 pontos da cidade. Essa é a segunda maior tragédia provocada pelas chuvas em Niterói. Em abril de 2010, o Morro do Bumba foi devastado pelas águas. Quarenta e seis pessoas morreram.

----

LISTA DE MORTOS

Maria do Carmo, 80 anos

Marta Pereira Romero, 61 anos

Dalvina Marins, 56 anos

Maria Madalena Linhares de Resende, 54 anos

Janete Martins Ferreira, 53 anos

Claudiomar Dias Martins, 37 anos

Amanda Tomaz da Silva, 30 anos

Alan Ferreira Teles, 29 anos

Maria Aparecida Martins Viana, 19 anos

Beatriz Martins Pereira, 18 anos

Géssica Martins Firmino, 15 anos

Marcos Antony Martins Aguiar, 9 anos

Arthur Caetano de Carvalho, 3 anos

Kaique da Silva Resende, 1 ano e 10 meses

Nicole Caetano Carvalho, 10 meses

José Lucena/AE - Equipes de bombeiros trabalham na área atingida pelo deslizamento. Ao todo, nove residências foram destruídas