ASSINE
search button

Celeridade nas eleições superou expectativas, avalia TRE-RJ

Compartilhar

No último balanço divulgado na noite de hoje (28) sobre a eleição de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) avaliou que a eleição aconteceu de forma positiva e com uma celeridade que superou expectativas. "O saldo foi muito positivo. A celeridade, inclusive na totalização dos votos, superou as nossas expectativas", disse a diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão.

A totalização dos votos no Rio de Janeiro terminou às 20h15, o que posicionou o TRE-RJ como o mais rápido entre e os grandes tribunais do país, segundo Adriana. Até as 20h30, foi comunicada ao TRE a substituição de 627 urnas, sendo 313 na capital.

A avaliação positiva se dá após um primeiro turno em que grandes filas fizeram com que fluminenses esperassem até mais de duas horas para votar em algumas seções eleitorais. A menor quantidade de cargos em disputa e a maior familiaridade com a biometria, na visão do TRE, contribuíram para que os problemas fossem minimizados no segundo turno.

Os fluminenses votaram para presidente e governador e, em três municípios, houve também votação para prefeito. A abstenção no estado foi de 24%.

A eleição para o Palácio Guanabara foi vencida por Wilson Witzel (PSC), que teve 59,8% dos votos válidos.

Apesar da votação ter sido considerada tranquila, oito pessoas foram presas por cometerem crimes eleitorais. Quatro prisões foram em Aperibé, cidade que também votou para prefeito. Também houve prisões na capital, em Miguel Pereira, Campos dos Goytacazes e Paraíba do Sul.

A eleição no Rio de Janeiro também foi marcada pela morte de dois mesários, que passaram mal durante a votação por problemas cardíacos. João Carlos Félix, de 50 anos, morreu vítima de um ataque cardíaco fulminante na própria seção eleitoral em que trabalhava em Nova Iguaçu. Na Tijuca, Andreia Cristina Duarte Gouveia, de 51 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

Tags:

elétrico | tre