ASSINE
search button

Alerj vai ficar mais feminina ano que vem

Número de mulheres na Assembleia vai passar de nove para 12

Reprodução -
A dança das cadeiras por partido
Compartilhar

As treze cadeiras do Partido Social Liberal (PSL) na composição da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) não serão a única novidade na legislatura que se iniciará em fevereiro do ano que vem. Um dos destaques que brotaram do resultado das urnas foi o crescimento da bancada feminina da Casa. O Palácio Tiradentes contará com a ilustre presença, em 2019, de 12 mulheres, um aumento de 33% em relação às nove deputadas que exercem mandato atualmente na Alerj. A campeã de votos foi a paraquedista do exército Alana Pessoa, que contabilizou pouco mais de 106 mil votos e foi a terceira mais votada entre os 70 eleitos.

Alana terá a companhia de três mulheres que trabalhavam no gabinete da vereadora Marielle Franco, executada em março deste ano no Estácio, todas do PSOL: Renata Souza, ex-chefe de gabinete de Marielle, com 63.937 votos; Mônica Francisco, assessora da vereadora, com 40.631 votos; e Dani Monteiro, também assessora, com 27.982 votos.

Macaque in the trees
A dança das cadeiras por partido (Foto: Reprodução)

A renovação para o ano que vem será de 51%, maior do que os 40% registrados nas eleições de 2014, quando 28 parlamentares conquistaram vagas entre as 70 disponíveis. A composição da próxima legislatura, determinada pelo resultado das eleições de domingo, contará com 34 deputados reeleitos e com 36 parlamentares que começarão seu primeiro mandato.

A maior bancada será do PSL, com treze deputados. Em sequência vem a bancada do Democratas, com seis parlamentares, seguida pela do PSOL com cinco. Ao todo, o partido conseguiu eleger 13 dos 70 deputados estaduais da Alerj, contra dois vitoriosos nas eleições de 2014. O MDB foi o partido que mais encolheu, dos 15 deputados eleitos há quatro anos para 5 no último domingo.

Em contraponto, conseguiram vaga na Alerj as três candidatas do PSOL ligadas à vereadora assassinada Marielle Franco, que terão no entanto que dividir o plenário com Rodrigo Amorim, do PSL, o mais votado para a Alerj com 140.666 votos e o mesmo que, às vésperas das eleições, publicou nas redes sociais uma foto com a placa de rua em homenagem à Marielle no Centro do Rio rasgada, “para restabelecer a ordem”, segundo ele afirmou na época.

Câmara federal

A bancada do Rio de Janeiro terá 30 novos nomes entre os 46 deputados que representarão o estado na Câmara, em Brasília — uma renovação de 65%. Apenas 16 foram reeleitos este ano. Grande parte da renovação da bancada ficou por conta do PSL, que elegeu 12 representantes para a Câmara dos Deputados, entre eles o mais votado: Hélio Fernando Barbosa Lopes, o Hélio Bolsonaro, com 345 mil votos. Dos 12 nomes do PSL eleitos, apenas Lourival Gomes não é um novato. Apesar de não ter sido eleito como titular em 2014, ele assumiu a vaga como suplente ao longo da última legislatura.

Outro novato na Câmara é o atual deputado estadual Marcelo Freixo, segundo mais votado, com 343 mil votos. Seu partido, o PSOL, elegeu quatro parlamentares. Além de Freixo, Talíria Petrone é outro novo nome na Câmara. Entre os 16 que foram reeleitos, destaca-se Alessandro Molon (PSB), que recebeu 228 mil votos e foi o terceiro mais votado no estado. A bancada fluminense será representada pelos seguintes partidos: PSL (12 deputados), PSOL (quatro), DEM (quatro), MDB (três), PSD (três), PP (dois), PRB (dois), PR (dois), PDT (dois), PSC, PCdoB, SD, Novo, PPS, DC, PT, PRP, PHS, Pros e Avante (com um parlamentar cada).

Macaque in the trees
Eleitos (Foto: Reprodução)

Com Estadão Conteúdo

 

Reprodução - Eleitos