ASSINE
search button

Desfile em Niterói terá rainha de bateria de 85 anos

Divulgação -
Eunice Alves das Neves, rainha de bateria da Mocidade de Icaraí
Compartilhar

A escola de samba Mocidade de Icaraí, que desfila no Grupo Especial de Niterói, terça-feira de Carnaval, às 19h, contará a história de vida do médico Carlos Augusto Bittencourt Silva. Conhecido como Gugu, ele  - que morreu em 2015, cheio de vigor, aos 89 anos, após uma queda na sauna de casa - é tido como o eterno "patrono dos idosos" moradores da cidade, e em 1995 criou, com seu próprio dinheiro, pois um amante das maratonas, o Projeto Gugu, de aulas de ginástica diárias e gratuitas, iniciativa esta que atualmente está em quase 40 núcleos espalhados por todo o município, com mais de 5 mil integrantes da terceira idade socializando em aulas de ginástica, canto-coral e dança de salão. 

Macaque in the trees
Eunice Alves das Neves, rainha de bateria da Mocidade de Icaraí (Foto: Divulgação)

Ortopedista que cuidou da canhota do canhotinha de ouro Gérson Nunes, ex-vereador, ex-secretário de Turismo e da Limpeza Pública da cidade, Gugu faz falta - carregou a tocha olímpica quando esta passeou pelo outro lado da Ponte. Por isso o desfile da Mocidade Icaraí promete, com adesão de todos os setores da sociedade local, e terá entre os integrantes habituais mais de 80% de "velhos" e "velhas". No meio dos tais, Eunice Alves das Neves, 85 anos (foto), uma das mais ativas integrantes do "Projeto Gugu", virá à frente da bateria, de pernas de fora com meia arrastão, posto para o qual ela tem treinado diariamente ao lado dos seus súditos ritmistas. Detalhe: a Bateria Treme Treme, do Mestre Chiquinho, estará cheia de idosos também. O enredo “Gugu, tu és o tema... E nossa inspiração! 25 anos de pura emoção” é do carnavalesco Flávio Nunes.

O médico Carlos Augusto Bittencourt deixou uma família numerosa de cinco filhos e seus descendentes: Rosana, Carlos Henrique e Carlos Francisco, que são médicos renomados, cada um em sua especialidade, Marcia e Maria Cecília, respectivamente, biblioteconomista e designer gráfica. 

Macaque in the trees
O médico Carlos Augusto Bittencourt (Foto: Divulgação/Mago Ideias)
Macaque in the trees
Evento do Projeto Gugu junta a terceira idade em Icaraí (Foto: Divulgação/Funcab)
Divulgação/Funcab - Evento do Projeto Gugu junta a terceira idade em Icaraí
Divulgação - Eunice Alves das Neves, rainha de bateria da Mocidade de Icaraí
Divulgação/Mago Ideias - O médico Carlos Augusto Bittencourt