ASSINE
search button

CIDADE - Prefeitura vai usar gás metano do lixo para gerar energia elétrica

Anúncio será feito no Teatro Popular. O prefeito falará sobre outras 200 novas metas de trabalho

Prefeitura de Niterói/Divulgação -
O prefeito Rodrigo Neves
Compartilhar

Macaque in the trees
O prefeito Rodrigo Neves (Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação)

O prefeito Rodrigo Neves vai anunciar 200 metas de trabalho para o biênio 2019/2020, em cerimônia no Caminho Niemeyer, na próxima quinta-feira (9), às 9h. Uma delas é que Niterói será o primeiro município do Estado autilizar gás metano, de um reservatório de lixo localizado no bairro Caramujo, para geração de energia elétrica. Rodrigo diz que as contas da cidade "estão em dia", e que vem fazendo "o dever de casa" desde que assumiu a Prefeitura. Ele garante que 75% das metas para 2018 "foram cumpridas".

Outra meta a ser anunciada é a implantação dos processos eletrônicos, para diminuir a emissão de documentos físicos, com foco no meio ambiente. Toda solicitação à Prefeitura deverá ser feita online, sem a necessidade de formar um calhamaço de papel. Com isso, a previsão é a de que o trâmite das reivindicações seja mais célere. A chamada "plataforma inteligente" terá uma versão em aplicativo para smartphones.

A construção de um centro de diagnóstico por imagem no Hospital Municipal Carlos Tortelly também será anunciada. No local, o cidadão encontrará serviços de radiologia digital, mamografia, tomografia computadorizada, endoscopia, ecocardiografia, ultrassonografia, além de um laboratório de análises clínicas.

Moradores de comunidades carentes contarão com o programa "Niterói Jovem Ecosocial". Objetivo é a capacitação de jovens de 16 a 24 anos como "agentes transformadores". Eles atuarão em seus bairros nas áreas de reflorestamento, defesa civil, águas e parques. Quatrocentas vagas estarão disponíveis, com bolsa mensal de R$ 500,00.

A Prefeitura terá (outra meta) uma "plataforma de novos negócios", que norteará empreendedores sobre o caminho a seguir nas áreas da cidade em que pretendam investir.