RIO

Alerj: profissionais da Educação terão apoio psicossocial

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 20/10/2021 às 10:42

Deputado Luiz Paulo Foto: Octacílio Barbosa/ Alerj

As escolas da rede pública do Rio poderão contar futuramente com Programa Psico Socioemocional. O objetivo é atender a alunos e profissionais da Educação que estão sofrendo os efeitos da pandemia da covid-19. A iniciativa é do Projeto de Lei 4.643/21, de autoria do deputado Luiz Paulo (Cidadania), que foi aprovado, em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nessa terça-feira (19). O texto seguirá para a sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

O Programa poderá contar com parcerias de secretarias estaduais, além do apoio por meio de convênio de outras instituições públicas e privadas, que ofereçam habilidades socioemocionais e terapia de grupo. O texto também garante aos profissionais de educação o direito de atendimento psicológico por profissional externo ao seu ambiente escolar, caso entenda ser o mais adequado para o seu processo terapêutico. Ainda segundo a medida, os estabelecimentos poderão contemplar estratégias e ações sobre o tema nos respectivos projetos pedagógicos.

“Nas sessões pedagógicas, nossos estudantes terão a oportunidade de discutir estratégias para aumentar a produtividade, combater a procrastinação e promover hábitos de estudo saudáveis. Nas sessões de atendimento psicológico, alunos são convidados a conversar sobre meios para cultivar a saúde emocional e administrar ansiedades em relação ao futuro”, comentou o deputado Luiz Paulo.

Tags: