Rio

Alerj vai discutir oportunidades do setor produtivo de petróleo e gás para o estado

O evento será transmitido às 10h, ao vivo, pela TV Alerj, pelo YouTube da TV Alerj e pelo YouTube e Facebook do Fórum

Vitor Soares/Alerj
Credit...Vitor Soares/Alerj

O Fórum Rio de Desenvolvimento da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai se reunir, nesta segunda-feira (07), para debater o potencial do sistema produtivo de petróleo e gás no estado. O presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), vai conduzir a reunião em que será apresentada a Nota Técnica elaborada pela Assessoria Fiscal da Alerj sobre as oportunidades que o setor oferece para o desenvolvimento do Rio. O evento será transmitido às 10h, ao vivo, pela TV Alerj, pelo YouTube da TV Alerj e pelo YouTube e Facebook do Fórum.

O debate terá como palestrantes o diretor geral interino da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Raphael Moura; a presidente da Naturgy, Kátia Repsold; a consultora da Fundação Getúlio Vargas, Magda Chambriard; o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; o diretor da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osório, a superintendente geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Karine Fragoso; e o presidente da Comissão de Tributação da Alerj, deputado Luiz Paulo (Sem Partido).

Nota Técnica

O estudo, produzido por especialistas e sob o comando do economista e diretor da Assessoria Fiscal da Casa, Mauro Osorio, revela que as oportunidades de gerar encadeamentos produtivos no setor ainda são pouco aproveitadas no estado. De acordo com a publicação, 85% das reservas de petróleo do Brasil estão no Rio de Janeiro, mas o estado concentra apenas 19% dos fornecedores e prestadores de serviços da Petrobras, que tem 70% destes contratos no exterior.

O texto ainda traz argumentos para a defesa da necessidade da consolidação dessa estrutura produtiva industrial e de serviços e cita experiências bem sucedidas de regiões petrolíferas, como Starvanger, na Noruega, e o Texas, nos Estados Unidos.