Jornal do Brasil

Rio

Fecomércio e Sesc RJ vão doar 3 mil máscaras a feirantes

Decreto municipal autoriza as feiras livres a funcionarem a partir desta quarta

Jornal do Brasil

A Fecomércio e o Sesc RJ vão doar 3 mil máscaras artesanais para trabalhadores de feiras livres da capital, estabelecimentos que voltam a funcionar a partir desta quarta-feira (29), conforme autoriza decreto municipal publicado nesta terça. A entrega será feita por intermédio do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes do Município do Rio de Janeiro, que indicará as feiras com maior necessidade dos itens de proteção.

As máscaras estão sendo confeccionadas com matéria-prima (TNT e tricoline) fornecida pelo Sesc RJ a artesão participantes do projeto Sesc+ Criativo, que capacita profissionais em técnicas artesanais e na gestão de pequenos empreendimentos dessa natureza. Na capital e em mais 10 municípios do interior, são mais de 300 voluntários engajados em um mutirão que, até o momento, já produziu mais de 27 mil máscaras.

O projeto conta também com o apoio do Comando Conjunto Leste (CmdoCj L) por meio do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar. Homens lotados na unidade também estão confeccionando os itens de proteção com a matéria-prima fornecida pelo Sesc RJ.

Além dos feirantes, as máscaras estão sendo distribuídas também a moradores de comunidades e profissionais de saúde (para uso fora do ambiente hospitalar), entre outros trabalhadores e públicos com exposição ao novo coronavírus.