ASSINE
search button

Hoje é o aniversário de Niterói. Vale atravessar a ponte

Cultura Niterói / Reprodução -
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Compartilhar

Neste 22 de novembro, é o aniversário de Niterói, a linda coroa - 446 anos - que mora do outro lado da Ponte. E para comemorar, na Praia do Saco de São Francisco, haverá o espetáculo Modo Sleep, da Companhia de Ballet da cidade, que é subvencionada pela prefeitura local. Tudo começa às 19h. Entrada franca.

Macaque in the trees
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Foto: Cultura Niterói / Reprodução)

No próximo domingo (24), a partir das 8h, os niteroienses terão mais uma oportunidade de comemorar os 446 anos do município com o evento esportivo Sportday. Milhares de atletas vão competir na Praia de Icaraí, em 15 modalidades diferentes, e, além dos campeonatos, haverá shows, exposições, desfiles e muitas outras atrações para apaixonados pela cidade.

O trecho da Praia de Icaraí, entre as Ruas Álvares de Azevedo e Mariz e Barros terá meia pista fechada para o evento que será dividido em quatro arenas: Laranja (Fut Vôlei, Hand Beach, Altinha e Vôlei de Praia), azul (Slack Line, Beach Tênis e Canoa Havaiana), lilás (Frescobol, Tecido Acrobático, Beach Soccer e Skate) e vermelho (Rugby, Corrida Kids, Cross Fit e Pilates Solidário).

Também está programada uma apresentação náutica e, a depender das condições climáticas, atletas de parapentes vão decolar do Parque da Cidade e pousarão nas areias de Icaraí.

As apresentações artísticas também prometem agradar o público, do samba ao rock, passando pelo teatro. Serão seis bandas e duas escolas de samba divididas em dois palcos. No palco 1, às 9h30, será encenado o Casamento da Dona Baratinha pelos atores da Companhia Arte de Interpretar. Às 10h30 representantes da Unidos do Viradouro vão se apresentar seguidos da Banda Tribos às 11h30, Bella Godiva às 12h30 e da banda Bicho Solto às 13h30. Já no palco 2 às 9h20 haverá aula de dança, às 10h30 a Unidos do Cubango vai se apresentar seguida da BR80 às 11h30, Thiago Messer às 12h30 e JPG às 13h30.

Um tributo a Arthur Maia fecha a programação

Com as participações especiais de Gilberto Gil, Mart'nalia, Claudio Zoli e do guitarrista americano Stanley Jordan, o palco montado na Praia de São Francisco recebe, neste domingo, 24 de novembro, às 20h, o espetáculo "Arthur o Gigante", um tributo a Arthur Maia, um dos maiores baixistas do Brasil, que nos deixou em 2018. O evento é gratuito.

Parceiros de vida e de música como Beth Bruno, Nando Chagas, Claudio Infante, Renato Rocketh, Fabio Lessa, Fernando Caneca, Michel Barcelos e Zé Luiz Maia completam o elenco de artistas que prestará homenagem ao músico de tantas festivais, shows e gravações. Dono de um estúdio de gravação em Niterói, Maia produziu inúmeros artistas ao longo dos anos, criando uma rede musical de amigos que o acompanhou por toda a vida.

A direção musical do show fica por conta de Marcelo Martins e Sergio Chiavazzoli. Uma banda formada por Felipe Martins (bateria), Michael Pipoquinha (baixo), Luiz Otávio (teclados), Ticão Freitas (guitarra), Sergio Chiavazzoli (guitarra e bandolim), Leonardo Reis (percussão), Marcelo Martins (sax e flauta), Bruno Santos (trompete) e Aldivas Ayres (trombone) acompanhará os convidados em suas participações.

Arthur Maia

Carioca, mas niteroiense por adoção, Arthur Maia iniciou sua carreira tocando bateria, até ganhar seu primeiro baixo elétrico, aos 17 anos. Os graves já corriam nas veias, já que o artista é sobrinho do grande baixista Luizão Maia, com quem aprendeu as primeiras técnicas no baixo, e de quem herdou a sensibilidade que desenvolveu ao tocar esse instrumento.

No cenário nacional, seu nome sempre foi prioridade nas bandas de renome do país, tendo tocado ao lado de Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos, os quais Arthur acompanhou a partir de 1976. Entre os diversos grupos de música instrumental que integrou, destacam-se "Garage", "Varanda", "Pulsar" e a "Banda Black Rio". Seu jeito particular de fazer música levou o artista também ao cenário internacional, quando trabalhou com Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana e George Benson. Mais tarde, Arthur integrou uma vertente mais pop, fundando a banda "Egotrip". Mas foi o grupo “Cama de Gato”, com um som mais voltado para o jazz, do qual Arthur fez parte como baixista, que deu especial impulso à sua carreira.

Seu primeiro disco solo, "Maia", foi gravado em 1991, e lançado no Brasil e na Europa, com significativa aceitação de mercado. Um ano depois, recebeu o Prêmio Sharp como revelação instrumental. Seu segundo CD, o “Sonora”, foi lançado em show no Canecão, em 1996, com lotação esgotada e consagração da crítica, que possibilitou a gravação do especial “Na Corte do Rei Arthur”, para o SBTVE e, a seguir, a apresentação do músico em seis países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Já em 1999, Arthur lançou, pelo selo Niterói Discos, o CD “Arthur Maia e Hiram Bullok ao Vivo”.

Em 2002, também pelo Selo Niterói Discos, Arthur Maia gravou o álbum “Planeta Música”, que contou com a participação de Paquito D’Rivera, Mike Stern, Marcos Suzano e outros artistas consagrados.

Ao longo dos anos, além de dedicar-se ao trabalho solo, Arthur trabalhou ainda com nomes como Caetano Veloso, Djavan, João Bosco, Lulu Santos, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Plácido Domingos, Ricardo Silveira e Gilberto Gil. Em 2015, o artista dedicou-se à gravação do DVD "O Tempo e a Música", no Centro de Artes da UFF, ao lado de artistas como Mart’nália, Seu Jorge e Ivan Lins (esse álbum foi lançado pelo Selo Niterói Discos, em 2010).

Arthur Maia faleceu em 15 de dezembro de 2018, aos 58 anos, deixando órfãos uma legião de amigos e fãs. A partir de 2013, passou a atuar diretamente no segmento político, como Secretário de Cultura de Niterói, na gestão do prefeito Rodrigo Neves. Nada mais justo então, que a Prefeitura da cidade programasse para fechar as comemorações dos 446 anos de Niterói, um tributo a um de seus maiores artistas.

SERVIÇO: Arthur o Gigante - Tributo a Arthur Maia / Data: 24 de novembro, domingo / Horário: 20h / Local: Praia de São Francisco / Evento gratuito.