Rio

Wilson Witzel libera R$ 15 milhões para Consórcio de Segurança da Baixada Fluminense

Governador reuniu-se com Washington Reis e prefeitos de municípios da Baixada Fluminense, Mangaratiba e Angra no Palácio Guanabara

O Governador Wilson Witzel assinou, nesta segunda-feira (21), a liberação de R$ 15 milhões, oriundos de um fundo especial da Assembleia Legislativa (ALERJ), que vão ser investidos no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense, o CISPBAF, que inclui, além das cidades da região, os municípios de Mangaratiba e Angra dos Reis. Este último aderiu ao consórcio nesta data.

O projeto tem por objetivo juntar esforços para um sistema de segurança único entre os municípios, mediante a implantação e a implementação de políticas públicas que visem à redução dos níveis de violência urbana. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara e reuniu os prefeitos das cidades envolvidas. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que é o presidente do consórcio, disse que a sede já está pronta e que o próximo passo é investir na infraestrutura.

“O prédio já existe e está praticamente pronto. Estamos licitando a obra onde teremos uma infraestrutura própria, um software próprio, com fibra ótica. Vamos licitar tudo já no mês de novembro. Estou indo para

Brasília, ainda esta semana, para buscar mais recursos e emendas para que possamos investir no consórcio e trabalhar, cada vez mais, para transformar a Baixada Fluminense e as suas cidades em territórios inteligentes, com muito mais segurança e tranquilidade para a população”, explicou.

Entre as tecnologias, sistemas e serviços envolvidos no CISPBAF, destaque para os sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF), as redes de comunicação e o uso de softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais, além de outros mecanismos e instrumentos de apoio ao projeto.