ASSINE
search button

Projeto Uça promove mutirão no Dia da Limpeza no litoral do Rio

Fernando Frazão/Agência Brasil -
A expectativa é coletar mais de 12 toneladas de resíduos em 140 km de praias de norte a sul do país
Compartilhar

Neste sábado (21), o Projeto Uçá se junta ao esforço mundial de limpeza de praias. Com base nos resultados de atividades semelhantes realizadas ao longo do ano, os 23 projetos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental esperam coletar 12 toneladas de resíduos em 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia é mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente.

Macaque in the trees
A expectativa é coletar mais de 12 toneladas de resíduos em 140 km de praias de norte a sul do país (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Rio, o Projeto Uçá, em parceria com o movimento SOS Lagoas, irá promover hoje mutirões de limpeza e atividades de educação ambiental na Barra da Tijuca e na Lagoa de Marapendi. O projeto também realizará as mesmas ações na Praia de Itaipu, em Niterói.

Segundo a ONU, estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato dos oceanos serem fontes de oxigênio e alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que, descartados no lugar errado, chegam ao fundo do mar.

Serviço: Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios / Data: 21/09 / Mutirão de limpeza / Horário: 9h às 11h30 / Classificação: os mutirões não são recomendados para menores de 12 anos. As atividades de educação ambiental são livres.

Pontos de encontro:

Barra da Tijuca e Lagoa de Marapendi - Rio de Janeiro

Canal 6, na Associação Bosque Marapendi, na Rua Dulcídio Cardoso, em frente ao número 1200, Barra da Tijuca / Canal 7, no final da Rua Martinho de Mesquita, Barra da Tijuca / Barra Balsas, na Avenida Adolpho de Vasconcelos, Lagoa de Marapendi;

Praia de Itaipu/ Niterói

Na areia da praia, altura do estacionamento.