ASSINE
search button

Ventania suspende visitas ao Cristo Redentor

Ondas de até 3 metros de altura podem atingir a orla

Agência Brasil/ Tomaz Silva -
Um dos principais cartões-postais do país é a cidade do Rio de Janeiro
Compartilhar

O tempo começou a mudar no Rio de Janeiro no início da tarde, devido a chegada de uma frente fria que se desloca do oceano para o continente. A chegada da frente fria veio acompanhada de ventos muito fortes. Na estação meteorológica do Forte de Copacabana, a ventania atingiu 81 quilômetros por hora. O Sistema Alerta Rio, da prefeitura, informa que a aproximação e a passagem de uma frente fria provocará pancadas de chuva fraca a moderada em pontos isolados da cidade nas próximas horas.

Mais cedo, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram vento forte na Vila Militar (60,8 km/h), Aeroporto do Galeão (64,8 km/h), Aeroporto da Base Aérea do Campo dos Afonsos (59,2 km/h) e Aeroporto de Santa Cruz (55,5 km/h).

Macaque in the trees
Um dos principais cartões-postais do país é a cidade do Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil/ Tomaz Silva)

Há registro de queda de árvores em vários bairros da cidade. As equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) já estão nas ruas para resolver os impactos sobre a vida normal da cidade, o mais rápido possível.

O acesso ao Cristo Redentor foi suspenso por medida de segurança, devido aos fortes ventos. O serviço de transporte alternativo que leva os turistas ao alto do Cristo foi proibido de funcionar hoje à tarde, por causa das condições do tempo. A ventania também obrigou à suspensão do Bondinho do Pão de Açúcar. As bilheterias foram fechadas.

Na ponte Rio-Niterói, os carros trafegaram em comboios organizados pela concessionária que administra a via e muitos moradores ficaram assustados, principalmente devido à ventania no vão central. A Ecoponte informou que a medida é adotada sempre que há ventania, como medida de segurança aos motoristas.

Ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de até 3 metros de altura podem atingir a orla do Rio, entre às 21h desta terça-feira (13) e às 9h de quinta-feira (15). Entre as recomendações estão: não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca. Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca, e os ciclistas andar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.