ASSINE
search button

Avenida Niemeyer é liberada nos dois sentidos, mas prefeitura recomenda rotas alternativas

Via opera em sistema de pare-e-siga no trecho onde houve escorregamento

Sergio Moraes -
Funcionários trabalham na Avenida Niemeyer
Compartilhar

O Centro de Operações Rio informou, na tarde deste sábado (18), que a Avenida Niemeyer foi reaberta no sentido Leblon. A via havia sido bloqueada mais cedo, para limpeza. Neste momento, a via está liberada nos dois sentidos, mas opera em sistema de pare-e-siga no trecho onde houve escorregamento e equipes da prefeitura continuam trabalhando. Mesmo com a liberação da Av. Niemeyer, a prefeitura reforça que os motoristas devem optar por rotas alternativas, como Linha Amarela, Grajaú-Jacarepaguá e Alto da Boa Vista. O Rio permanece em estágio de crise desde às 12h35 de sexta-feira (17). O Túnel Acústico segue interditado, nos dois sentidos, para trabalho das equipes da prefeitura.

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, que o desafio agora é escorar uma coluna e uma viga do túnel danificada pelo incidente. "A entrada do túnel já está toda limpa. Nosso problema agora é escorar essa coluna e uma viga para poder trabalhar por cima e garantir que na encosta não tenha mais riso de escorregamento de terra que possa afetar a estrutura da cobertura do túnel. Hoje será um dia de muito trabalho", disse Crivella. Não há previsão para a conclusão dos trabalhos.

Macaque in the trees
Funcionários trabalham na Avenida Niemeyer (Foto: Sergio Moraes)

Segundo o prefeito, a estrutura do túnel desabou em razão de um deslizamento de terra no morro sobre a via. Ela não suportou a carga de terra carreada. Além das vias bloqueadas, o estágio de crise se deve à previsão do tempo na cidade. Segundo o Centro de Operações, há possibilidade de chuva forte a muito forte, com ventos e rais a parte desta tarde. Pela manhã, houve chuva fraca em pontos isolados do município.

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Tags:

chuva | Niemeyer | t?nel | via