Rio

Missão marítima francesa 'Jeanne dArc' chega ao Rio na quinta-feira

Nessa quinta-feira (2), a missão marítima francesa Jeanne d’Arc chega ao Rio de Janeiro, onde fica até a próxima terça-feira, 7 de maio, trazendo à cidade o porta-aviões Tonerre e a fragata La Fayette. 

A missão “Jeanne d’Arc” é uma operação de longa duração da Marinha Francesa, realizada com um grupo anfíbio e implementada para que os alunos da Escola francesa de Oficiais sejam treinados para o trabalho no mar e possam compreender a complexidade das missões e das situações operacionais. Este ano, a função se realiza a bordo do porta helicópteros anfíbio “Tonnerre” e da fragata “La Fayette”. Cento e trinta jovens oficiais da marinha, franceses e estrangeiros, fazem parte da operação e ficarão embarcados durante cinco meses.

A missão tem quatro objetivos principais: Treinamento dos alunos-oficiais embarcados; Realização de operações em áreas de interesse estratégico; A França é a única nação europeia que possui presença permanente nos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico. A Marinha Francesa realiza regularmente ações em áreas de interesse estratégico.

Interoperabilidade e cooperação regional

Durante os trabalhos do grupo “Jeanne d’Arc”, diversas ações de cooperação estão programadas entre a Marinha Francesa e as marinhas dos grandes parceiros da França, como o Brasil.