ASSINE
search button

Witzel sanciona Dia Estadual do Samurai

Compartilhar

Assim como o clássico do cinema “Karatê Kid” tem o seu Daniel San, o Rio de Janeiro tem agora um samurai para chamar de seu. O governador Wilson Witzel sancionou ontem a Lei 8294, que estabeleceu 24 de abril como o Dia Estadual do Samurai. De autoria do deputado Wanderson Nogueira (sem partido), o texto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 21 de dezembro passado. A data escolhida é o aniversário do sensei Jorge Kishikawa. Ele é mestre em artes marciais e presidente do Instituto Cultural Niten, presente no Rio de Janeiro desde 2001. O instituto é um dos maiores centros de ensino das artes tradicionais dos samurais fora do Japão.

“O Dia do Samurai não é o maior problema e muito menos a solução do Rio de Janeiro. Fui um deputado atuante com mais de 100% de presença, criei leis importantes, como a lei que limita os gastos do estado com publicidade. O Instituto Niten está presente em dez núcleos pelo Rio, como em Volta Redonda e Friburgo, e tem importante trabalho social com as crianças e o esporte”, defendeu-se Wanderson Nogueira.

No projeto de lei 3617/2017, usado como base para a aprovação do governador, o deputado lembrou que, em 2008, o ano do Centenário da Imigração japonesa no Brasil, o sensei foi homenageado no Palácio do Planalto com a “Medalha do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”, em cerimônia oficial na presença do príncipe herdeiro do Japão e futuro Imperador, Naruhito Kõtaishi Denka.

Wanderson Nogueira, que estava no PSOL, conta que durante o período de campanha eleitoral, candidatos opositores a ele chegaram a usar a proposta da data como um deboche a ele: “As pessoas ironizam o dia, mas não tem nada de engraçado, a não ser pelo fato que para salvar o Rio de Janeiro da crise só sendo mesmo um samurai. Assim teremos uma pessoa com compromisso com a coletividade, honestidade e o cuidado com o outro”, provoca o deputado, que é de Friburgo e não foi reeleito.

O deputado contou que a criação da data foi também um pedido da colônia japonesa de Friburgo feita ao parlamentar. Ele lembra que a produção de flores da região teve grande influência dos japoneses. Além do Dia Estadual do Samurai, Witzel também sancionou outras datas comemorativas, como o Dia do Advogado Ambientalista (5 de outubro) e o Dia Estadual dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais (23 de setembro).

Tags:

samurai | witzel