ASSINE
search button

Troca de tiros cresceu 56% em vias públicas em 2018

Lagoa-Barra registrou maior aumento: 60 ocorrências contra 5 em 2017

Compartilhar

A plataforma Fogo Cruzado contabilizou 419 tiroteios/disparos de arma de fogo no entorno das principais vias da Região Metropolitana do Rio em 2018 – um aumento de 56% em relação à 2017, quando houve 234 registros. O último registro do levantamento divulgado foi durante ação policial em arrastão na Av. Brasil, na altura de Guadalupe, no dia 29 de dezembro, quando duas pessoas ficaram feridas.

Ontem, a Linha Vermelha registrou mais um para essa triste estatística na cidade. Um tiroteio entre PMs e bandidos na Linha Vermelha, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, assustou quem passava pela via por volta das 15h. Internautas publicaram vídeos nas redes sociais que mostram momentos de tensão com motoristas e passageiros fora dos carros tentando se proteger dos disparos.

De acordo com o levantamento do Fogo Cruzado, a Av. Brasil liderou o ranking de ocorrências no ano passado, com 225 tiros em seu entorno. Em seguida, aparecem a Autoestrada Lagoa-Barra (60), Linha Amarela (42) e Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá (42). Nas imediações da Av. das Américas houve 22 registros, na Linha Vermelha (21), na Transolímpica (4) e no Alto da Boa Vista (3) — incluindo as ocorrências na Estrada de Furnas, Rua Boa Vista e Av. Édson Passos. O cálculo leva em consideração um raio de 300 metros da margem da via, para esquerda e direita, de modo a calcular o impacto no fluxo.

Praticamente todas essas localidades registraram aumento no número de casos na comparação entre 2018 com 2017: Avenida Brasil (225/137); Linha Vermelha (21/20); Linha Amarela (42/31); Transolímpica (4/5); Autoestrada Lagoa-Barra (60/5); Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá (42/22); Avenida das Américas (22/19); e Alto da Boa Vista (3/0). Dessas, o maior aumento registrado foi na Autoestrada Lagoa-Barra, de 1.100%, equivalente a um número de ocorrências 12 vezes maior do que o constatado no ano anterior.

Sobre o episódio de ontem, de acordo com a Polícia Militar, policiais da UPP Providência estavam na via expressa quando viram um grupo de criminosos prestes a realizar assaltos no trecho. O confronto teve início quando os suspeitos perceberam a presença dos militares. Nas imagens publicadas nas redes sociais, os PMs armados passam entre as pessoas na Linha Vermelha em direção ao local onde os bandidos estariam. (Com Estadão Conteúdo)

Tags:

arma | rio | viol?ncia