ASSINE
search button

Prefeitura do Rio quer instalar bueiros com dispositivos eletrônicos até o fim do ano

Compartilhar

A Prefeitura do Rio pretende instalar até o fim do ano novos bueiros com dispositivos eletrônicos que indicam quando eles estão com problemas de entupimento ou perto do transbordo, segundo informações da TV Globo. 

A tecnologia conta com um filtro que permite armazenar até 300 litros de sujeira. Quando o recipiente está quase cheio, ele emite um alerta para as equipes de limpeza. A previsão é que 1,2 mil bueiros sejam comprados. Eles devem ser instalados  em locais estratégicos da cidade, onde há registro de grandes alagamentos como Centro, Lagoa e Barra da Tijuca.

Em fevereiro deste ano, Crivella  tinha prometido a instalação destes bueiros . Na última segunda-feira (26), a cidade enfrentou um temporal que alagou trechos de todas as regiões  da cidade.

O secretário da Casa Civil, Paulo Messina, disse que o alagamento foi uma combinação da maré alta com a passagem de uma frente fria pela costa gerou a tempestade e os problemas. Já o especialista Paulo Canedo, do Laboratório de Hidrologia da Coppe/ UFRJ esclareceu que o problema passa pela falta de manutenção dos canos da cidade.