ASSINE
search button

Rio tem previsão de chuva contínua nesta terça-feira

Os ventos apresentarão intensidade fraca a moderada e as temperaturas estarão estáveis

Alessandro Buzas/AE -
Chuva provoca alagamento na região do colégio Pedro II, no Humaitá, Zona Sul do Rio
Compartilhar

Após um dia de fortes chuvas que levaram o caos à cidade, com dezenas de ruas alagadas, trânsito congestionado e a população se vendo refém da intensidade das águas que atingiram vários bairros do Rio, o carioca tem um terça-feira (27) mais tranquila para se deslocar para o trabalho.

Os ventos úmidos que vem do oceano manterão a nebulosidade e o tempo instável na cidade durante todo o dia, mas a previsão é chuva fraca a moderada nos períodos da manhã e da noite desta terça-feira (27).

A cidade já saiu do estado de atenção. Os ventos apresentarão intensidade fraca a moderada e as temperaturas estarão estáveis, com máxima prevista de 28°C e mínima de 18°C.

De uma maneira geral, o carioca vive uma terça-feira diferente do dia de ontem, quando as fortes chuvas deixaram cerca de 30 ruas completamente alagadas.

No início da manhã de hoje o Centro de Operações Rio suspendeu o estágio de Atenção que vigorava desde a noite de domingo.

Macaque in the trees
Chuva provoca alagamento na região do colégio Pedro II, no Humaitá, Zona Sul do Rio (Foto: Alessandro Buzas/AE)

Niterói em alerta

No dia de ontem, no município de Niterói, na Região Metropolitana do estado, choveu em apenas uma hora 70% da média esperada para todo o mês e a cidade entrou em estágio de alerta na parte de manhã. No morro do Preventório, choveu, em uma hora, 70% da média esperada para todo o mês de novembro. As sirenes de alerta foram acionadas ainda de madrugada no local solicitando, por prevenção, que as famílias deixassem suas casas.

O ponto de apoio da comunidade, que fica na associação dos moradores, foi aberto e a Defesa Civil auxilia moradores a se deslocarem para um local em segurança.

Na comunidade de Jurujuba, um deslizamento de terra atingiu um ônibus que passava perto do Morro do Peixe Galo. Os bombeiros também anotaram uma ocorrência no bairro Charitas, onde árvores deslizaram com terra na Avenida Carlos Ermelindo Marins e atingiram a pista.

Angra dos Reis

A região da Costa Verde também foi afetada pelo temporal, principalmente a cidade de Angra dos Reis, a mais castigada pelas chuvas, e onde uma casa desabou parcialmente no bairro da Monsuaba.

Um deslizamento de terra atingiu ainda a Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte, a BR-101, no mesmo bairro. A Defesa Civil também emitiu um alerta de evacuação às 2h40 da madrugada de hoje para os moradores que residem perto de encostas e locais de alagamentos nos bairros de Jacuecanga, Lambicada, Morro do Moreno, Praia do Machado, Village, Água Santa, Biscaia, Monsuaba, Paraíso, Vila da Petrobras, Caputera I e Caputera II.

Nota de esclarecimento

A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na manhã de hoje uma nota de esclarecimentos contestando informações de que os transtornos causados pelas chuvas de ontem decorreram da redução drástica de investimentos preventivos, principalmente em obras de contenção e de limpeza de bueiros.

Segundo a nota, as chuvas que atingiram a cidade na noite de domingo e manhã de segunda-feira, de acordo com o Alerta Rio, foram “as mais fortes dos últimos 6 anos para o mês de novembro”, no acumulado de 24h, nas estações Jardim Botânico, Rocinha, Tanque, Vidigal e Urca.

Estes foram os locais mais atingidos pelo fenômeno atípico que, associado a um conjunto de fatores (dentre os quais se inclui a maré alta), foi responsável pelo registro de uma dezena de bolsões d’água, escoados num prazo bastante razoável para os padrões de resiliência da cidade.

Segundo ainda a nota, os transtornos sentidos pela população se deram “em virtude do pico da chuva ter ocorrido precisamente no horário em que as pessoas estavam se deslocando para o trabalho”.