ASSINE
search button

Wilson Witzel anuncia mais sete nomes de seu secretariado

Secretaria da Casa Civil será transformada em secretaria de Governança.

Agência Brasil -
O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fala à imprensa após reunião com o presidente Michel Temer, Palácio do Planalto
Compartilhar

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta terça-feira (13), mais sete nomes para compor o secretariado na sua gestão à frente do Palácio Guanabara. O social cristão vai acabar com a Secretaria de Segurança, como prometido durante a campanha eleitoral. Assim, no governo Witzel as Polícias Civil e Militar passam a ter status de secretarias 

Respectivamente, serão os secretários das polícias civil e militar, o delegado Marcus Vinícius Braga, que deixou nesta terça-feira (13) o cargo de Diretor Geral de Polícia Especializada (DGPE) e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, atual coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora.

A Secretaria da Casa Civil se tornará a secretaria de Estado de Governança, coordenada por José Luis Zamith, atual coordenador-geral da transição do governo atual de Pezão para o governo Witzel.

O governador eleito também confirmou os nomes dos futuros Controlador-Geral do Estado, que será o delegado da Polícia Federal Bernardo Cunha Barbosa, e do Procurador-Geral do Estado, o advogado e atual integrante dos quadros da Procuradoria Marcelo Lopes da Silva.

Witzel já tinha anunciado os nomes de Gutemberg de Paula Fonseca para a Secretaria de Governo, de Otavio Leite para o Turismo, Sérgio Aureliano para diretor-presidente do Rio Previdência e de Cássio Coelho para diretor do Procon.

Confira os nomes dos nove secretários do governo Witzel: 

Governança: José Luís Cardoso Zamith 

*É consultor de empresas, mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em gestão pelo TRIUM Global EMBA. Foi da Marinha de 1990 a 2007 e é capitão de Corveta e fuzileiro naval da Reserva.

Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda: Lucas Tristão

*É advogado tributarista, especialista em recuperação de empresas e administração de passivo fiscal. Ele se formou na Universidade de Vila Velha, onde foi aluno do então professor Wilson Witzel. 

Polícia Civil: Marcus Vinícius Braga

*Ingressou na Polícia Civil como inspetor em 2002 e é delegado no Rio de Janeiro desde 2003. Ele teve passagens por delegacias distritais e especializadas, como a Coordenadoria de Operações Especiais (CORE) e as delegacias de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), de Combate às Drogas e de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Atualmente é diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). 

Polícia Militar: Rogério Figueiredo de Lacerda

*É coronel da Polícia Militar e ocupa o cargo de coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Ele tem especializações em Comunicação Social, Educação Física, além de MBA em Gestão de Segurança Pública.

Defesa Civil - Corpo de Bombeiros: Roberto Robadey Jr.

*É coronel do Corpo de Bombeiros, bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem pós-graduação em Defesa Civil e especialização em Combate a Incêndio Florestal. Atual comandante geral do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil.

Controladoria Geral do Estado: Bernardo Cunha Barbosa

*É delegado da Polícia Federal e atuou na condução de investigações de desvios de recursos públicos no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Tem graduação em Ciências Navais, pela Escola Naval, e em Direito, pela UERJ. É especialista em Criminologia pelo Instituto Superior do Ministério Público-RJ e atualmente cursa pós-graduação em Direito Tributário na Fundação Getúlio Vargas. É professor da Escola Nacional de Delegados da Polícia Federal.

Procuradoria-Geral do Estado: Marcelo Lopes da Silva

*É procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1998 e já foi promotor de Justiça.

Turismo: Otavio Leite

*Advogado e político brasileiro filiado ao PSDB.  Foi também vice-prefeito do Rio de Janeiro, deputado estadual, federal e vereador do Rio de Janeiro. Foi indicado por empresários do setor do turismo. O tucano não se reelegeu. 

Secretaria de Governo: Gutemberg de Paula Fonseca

*Ex-árbitro de futebol. Foi coordenador digital da campanha de Witzel. Também auxiliou na pré-campanha do senador eleito Flávio Bolsonaro.