ASSINE
search button

Cristo Redentor comemora seus 87 anos

Festa desce ao Aterro do Flamengo com atrações às crianças

Divulgação -
Às 8h será celebrada missa pelo Padre Omar Raposo em homenagem ao monumento e a Nossa Senhora da Aparecida
Compartilhar

Há 87 anos era inaugurado o mais importante cartão postal do Rio, não por acaso, no dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira da cidade. As comemorações começam cedo: às 8h, lá de cima do Corcovado, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, abençoa a imagem da santa padroeira e as crianças, no dia dedicado a elas. Está prevista a participação do presidente Michel Temer na missa pelo dia de Nossa Senhora de Aparecida, às 18h30, realizada no Santuário.

“O Cristo Redentor resistente às mudanças culturais, celebra seu natalício na certeza de sua importância para a imagem do Brasil no exterior e para a esperança dos brasileiros em busca de dias melhores”, disse Padre Omar.

Macaque in the trees
Às 8h será celebrada missa pelo Padre Omar Raposo em homenagem ao monumento e a Nossa Senhora da Aparecida (Foto: Divulgação)

Animada pela banda da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (SARCA), que vai envolver os visitantes no clima da festa com marchinhas populares, haverá o corte do tradicional bolo gigante em homenagem ao monumento e a Nossa Senhora Aparecida. A SARCA também homenageará Cartola, que faria 110 anos no dia 11 de outubro, e a Velha Guarda da Mangueira, representada por Nelson Sargento. Missas e bênçãos plurilíngues, que já fazem parte da programação religiosa do Santuário, acontecerão durante todo o dia.

De estilo art déco, a estátua está fincada no alto do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca. Projeto do engenheiro brasileiro Heitor Silva Costa, o Cristo Redentor ganhou seus traços arquitetônicos pelas mãos do escultor francês Paul Landowski. Construída em concreto armado e pedra sabão, as obras duraram nove anos e não tiveram sequer um acidente fatal, apesar de sua localização perigosa. Com 30 metros de altura, fora os oito metros do pedestal, a estátua pesa 1.145 toneladas e seus braços se esticam por 28 metros de largura. É a terceira maior estátua do Cristo do mundo, atrás da de Cristo Rei, em Swiebodzi, na Polônia, e do Cristo de la Concordia, na Bolívia.

Em 2007, o monumento foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo e, em 2012, considerado pela Unesco como parte da paisagem do Rio de Janeiro e incluído entre os Patrimônios da Humanidade.

Mais festa no Aterro

A partir das 9h, a comemoração acontece também no Parque do Flamengo, próximo ao Marco Zero, com entrada franca. Os participantes do evento no Cristo descem do Corcovado para homenagear as crianças. Serão disponibilizados serviços de esporte, lazer, cultura, saúde, educação e assistência às famílias, até 18h.

Haverá ainda diversão e entretenimento com jogos gigantes, badminton, oficina de grafite, bola mania, oficina de cavalete, pintura de rosto e contação de estórias.