ASSINE
search button

Moradores protestam contra corte de 37 árvores na Gávea

Marcos Tristão -
Moradores no abraço de ontem: área verde de 1.100m² é integrada a dois prédios do bairro
Compartilhar

A inquietação virou manifestação. Moradores dos prédios contíguos 723 e 719 da bucólica Rua Major Rubens Vaz, na Gávea, Zona Sul, deram-se as mãos na manhã de ontem em torno do vizinho lote 90 da Rua das Acácias. Até pouco tempo atrás, eles achavam que a área verde de 1.100 m², da qual sempre cuidaram como se fosse deles, integrava os dois prédios. Não apenas descobriram que o terreno pertencia à herdeira da antiga proprietária, já falecida, como existe um projeto já aprovado pela prefeitura para derrubar 37 árvores e erguer ali um imóvel unifamiliar de três pavimentos.

Macaque in the trees
Moradores no abraço de ontem: área verde de 1.100m² é integrada a dois prédios do bairro (Foto: Marcos Tristão)

Quem mora no endereço há 38 anos é a atriz Ciça Guimarães, que além de dar as mãos aos vizinhos, ajudava a carregar o cartaz: “Desliga a motosserra”. “Estamos aqui, juntos, para tentar evitar que se derrubem 37 árvores nessa área verde, uma das poucas que temos na nossa cidade, para se construir um projeto imobiliário. É cada vez mais importante para todos nós e para nossas crianças que a gente tenha mais áreas verdes. Estamos aqui unidos, tentando impedir isso, mostrando que a manutenção do verde é mais importante que qualquer projeto”, disse a atriz ao JORNAL DO BRASIL, que denunciou o risco do desmatamento em reportagem publicada em agosto.

A prefeitura afirmou que o projeto aprovado de construção do imóvel no terreno respeita a legislação urbanística e a licença de obras já foi concedida.