O viaduto do alívio

Trecho na barra ficará interditado até às 5h de sexta-feira. obra deve terminar este mês o s 54.481 motoristas que, segundo a cet-rio, passam diariamente nos dois sentidos do cruzamento das avenidas salvador allende, das américas e alfredo baltazar da silveira, na altura do autódromo de jacarepaguá, tiveram de mudar de itinerário a partir da meia-noite de ontem por causa da interdição do trecho pela prefeitura até às 5h de sexta-feira.

Durante esse período, funcionários da secretaria municipal de obras (smo) vão fincar 15 vigas do viaduto que faz parte da construção da via transoeste – corredor expresso que ligará o jardim oceânico a santa cruz e campo grande.

Serão lançadas dez vigas de 38 metros e 77 toneladas cada uma; e cinco vigas de 14 metros e 40 toneladas cada. a operação terá quatro guindastes e o apoio da cet-rio e da subprefeitura da barra, com agentes para orientar o tráfego.

A smo iniciou as obras da transoeste, orçada em r$ 800 milhões, incluindo o túnel da grota funda, dia 8 de julho. a previsão para o término do viaduto é o fim deste mês. já a transoeste, deverá ficar pronta até junho de 2012.

– o viaduto será erguido com lajes e vigas pré-moldadas, e isso vai acelerar o processo – afirmou o secretário da smo, alexandre pinto.

O desenho do viaduto sobre a avenida salvador allende, com dois pilares sustentando as lajes de concreto, já prevê o alargamento da avenida, que fará parte do trajeto da transolímpica (outro corredor expresso, que ligará a barra à avenida brasil, em deodoro).

Antiga expectativa dos moradores da barra da tijuca e do recreio dos bandeirantes, o viaduto vai eliminar o cruzamento, com sinal de trânsito, das avenidas das américas e salvador allende, possibilitando a passagem direta dos veículos e acabando com as retenções diárias por causa das paradas nos semáforos.

Segundo técnicos da smo, a elevação da via também vai amenizar os engarrafamentos nos horários de pico nas praias da região. a intervenção, de aproximadamente 250 metros em cada sentido, é uma das etapas mais importantes da construção do transoeste.

Dois desvios segundo a secretaria municipal de transportes, dois desvios ficarão valendo até às 5h de sexta-feira.

I os veículos que vão da av.

Salvador allende, com destino à av. alfredo baltazar da silveira, deverão seguir pela av. das américas, até o primeiro retorno de acesso da av. alfredo baltazar da silveira.

Ii os veiculos procedentes da av. alfredo baltazar da silveira, com destino à av. salvador allende, deverão seguir pela av.

Das américas, pista lateral, até o primeiro retorno de acesso da av. salvador allende.