Bondinho transportou 15% mais passageiros do que no ano passado

Continua na página seguinte.

José Luiz de Pinho

Há quase um século , o Bon- dinho do Pão de Açúcar é o me- lhor meio de tr ansporte par a mostr ar ao m undo por que o Rio é a Cidade Mar a vilhosa. E no ano de seu 98º ani v er sário , comemor ado ontem, bateu um r ecor de, depois de já ter tr ans- portado mais de 40 milhões de passageir os, desde 1912. – Em 2009, 1,6 milhão de pes - soas viajar am no bondinho . Uma fr equência que este ano já aumentou em 15% – inf orma Maria Er cília Leite, dir etor a do Bondinho Pão de Açúcar . – Isso mostr a que aca bou o medo dos turistas. O Rio está mais segur o e com uma classe média de me - lhor poder aquisiti v o . Depois do

par abéns pr a você

, Maria Er cília já pr ojeta a festa do centenário do bondinho , daqui a dois anos. – T emos um pr ojeto na pr e - feitur a par a r emodelar todo es - se espaço , visando a di vulgação par a a Copa de 2014 e a Olim - píada de 2016 – adianta. Inaugur ado em 27 de outubr o de 1912, pelo engenheir o A u - gusto F err eir a Ramos, o Bondi - nho do Pão de Açúcar f oi o ter - ceir o teleférico no m undo a en - tr ar em ati vidade e já está em sua ter ceir a v er são . As duas an - terior es estão e xpostas no Mor - r o da Ur ca e ser v em de moti v o par a turistas tir ar em f otos. P or causa de sua semelhança com os antigos bondes de pas- sageir os que cir cula v am pela cidade, o primeir o teleférico ganhou o nome de bondinho , que ficou até hoje.

Jar dim V er tical

Ontem, os visitantes do Pão de Açúcar ganhar am no v a atr ação: um J ar dim V ertical, com 20 es - pécies de plantas da Mata Atlântica, entr e or quídeas, br o - mélias e begônias, montado no Espaço Baía da Guana bar a, no Morr o da Ur ca. Primeir o da cidade em local com visitação pública, o jar dim é autossustentáv el com irriga - ção e adubação automatizadas. F oi idealizado pelo Escritório Bur le Max em par ceria com a Gr eenW all P aisagismo , n um in - v estimento de R$ 175 mil. – Ele v ai ag r egar mais colo- rido e harmonia paisagística a esse ponto turístico – subli- nhou o ar quiteto Haruy oshi Ono , autor do pr ojeto .

PARABÉNS

– Maria Er cília e Har uyoshi Ono comemoram o aniversário do Bondinho do Pão de AçúcarFotos Vítor Silva

VERDE

– Jar dim V er tical sendo inaugurado. Os turistas se encantaram com versão original do bondinho