O rock no Cinema Brasileiro

A mostra 'O Cinema Rock’n’Roll ', no CCBB,  traça a evolução do rock a partir da cinematografia brasileira, da jovem guarda aos dias de hoje

O CINEMA ROCK’N’ROLL – FILMES BRASILEIROS DA JOVEM GUARDA AOS DIAS DE HOJE – A mostra traça a evolução do rock de forma cronológica a partir da cinematografia brasileira dos últimos anos, desde sua inclusão na chamada 'era da chanchada'  até os filmes pós-retomada do cinema brasileiro nos anos de 1990. Para ilustrar o caminho percorrido pela evolução do rock nas telas, a curadora Barbara Kahanes selecionou 19 longas como “Juventude e ternura”, estrelado por Wanderléa, “Meteorango Kidde André Luiz Oliveira e “Abismu” de Rogério Sganzerla, lançados nas décadas de 1960 e 1970. Dos anos 1980, fazem parte da programação “Bete Balanço”, com apresentações do Barão Vermelho, e “Areias escaldantes”, com os Titãs. Completam a mostra sessões com curtas e videoclipes que retratam o estilo que melhor traduz a geração dos anos 1990. Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). Sala de Cinema 1. 102 lugares. Grátis, com retirada de senhas 30 minutos antes de cada sessão. Até 6 de outubro. Confira abaixo a programação.

CURTAS

Mutantes, de Antonio Carlos da Fontoura (Brasil, 1970. DVD. cor. 7min. Livre). Uma brincadeira mutante improvisada por Arnaldo Baptista, Sergio Dias e Rita Lee – Os Mutantes – num dia único pelas ruas de São Paulo.

A estória de Clara Crocodilo, de Cristina Santeiro (Brasil, 1980. DVD. p&b. 11min. 12 anos). O locutor de uma rádio pirata narra a fuga do perigoso marginal Clara Crocodilo de um presídio de segurança máxima. Acompanhamos a perseguição do bandido pela cidade de São Paulo, com enquadramentos de HQ. Baseado na música Clara Crocodilo, de Mario Lucio Cortes ee Arrigo Barnabé.

Tanta estrela por aí, de Tadeu Knudsen (Brasil, 1993. DVD. cor.19min. 14 anos). Com Rita Lee, Otávio Augusto e Marisa Orth. Cantor de rock às voltas com os revezes de seu personagem. Baseado em episódio ocorrido com Raul Seixas.

Quero ser Jack White, de  Charly Braun (Brasil, 2004. DVD. cor. 18min. 18 anos). Com  Fábio Lucindo, Iara Jamra, Renata Melo e Rita Batata. Numa tarde de verão paulistana dois adolescentes se encontram por acaso numa loja de vinis. A partir deste encontro eles irão descobrir a sexualidade ao som de rock' n´roll.

6ª, às 12h30: Sessão Curta/Clipes.

6ª, às 14h: Bete Balanço, de Lael Rodrigues (Brasil, 1984. dvd. cor. 72min.14 anos). Com Débora Bloch, Lauro Corona, Maria Zilda, Diogo Vilela. Bete é uma garota de Governador Valadares, recém aprovada no vestibular e cantora eventual do bar da cidade. Liberada na relação sexual com o namorado, curte teatro e sonha com um espaço maior para o seu prazer, na batalha do trabalho e da vida. A música atrai Bete para o Rio de Janeiro, pouco antes de completar 18 anos. Participação das bandas Barão Vermelho, Lobão, Titãs, Banda Brylho, Manhas e Manias e Celso Blues Boy.

6ª, às 15h30: Durval Discos, de Anna Muylaert (Brasil, 2002. dvd. cor. 96 min. 12 anos). Com Ary França, Etty Fraser, Mariza Orth. Solteirão, com jeitão de hippie, tem uma loja de discos e ainda mora com a mãe. Com a chegada do CD, recusa-se a vendê-los, mantendo-se fiel ao vinil. O inesperado aparecimento de uma menina mudará para sempre as vidas de Durval e de sua mãe dominadora, mostrando que tudo na vida tem um lado A e um lado B, como os LPs. Trilha Musical: André Abujamra.

6ª, às 17h30: Juventude e ternura, de Aurélio Teixeira (Brasil, 1968. dvd. cor. 85 min. Livre). Com Wanderléa, Anselmo Duarte, Jorge Dória. Uma cantora da juventude oscila entre a proteção de um fora-da-lei e o amor de um pianista. Participação especial Cyll Farney, Amilton Fernandes, Murilo Neri e Lilian Fernandes.

6ª, às 19h: Geração bendita, de Carlos Bini (Brasil, 1971. dvd. cor. 86min. 18 anos). Com Rita de Cássia, Carlos Bini, Charlote Garcia. Um jovem advogado, desgostoso com problemas da profissão, se junta a uma comunidade hippie e mantém um idílio com uma jovem de classe média local. A trilha psicodélica é originalmente composta pelo grupo Spectrum, formado por músicos da comunidade hippie envolvida na realização do filme.

Sáb., às 13h: Wood & Stock: Sexo, orégano e rock’n’roll, de Otto Guerra (Brasil, 2006. dvd. cor. 80min. 16 anos). Com Zé Victor Castiel , Rita Lee,  Tom Zé. Em uma festa na virada para 1972, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o barato do flower power. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. O jeito é dar ouvidos à voz sábia de Raulzito e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll.

Sáb., às 15h: As amorosas, de Walter Hugo Khouri (Brasil, 1968. dvd. p&b. 104min. 16 anos). Com Paulo José, Jacqueline Myrna, LilianLemmertz, Stenio Garcia. As angústias amorosas e existenciais de um jovem estudante universitário envolvido com uma colega politizada da faculdade - uma atriz de televisão que vende a imagem de mulher fatal - e suas irmãs presas ao esquema do trabalho profissional ou conjugal. Participação dos Mutantes com duas músicas inéditas em sua discografia, de composição e arranjo de Rogério Duprat: Misteriosas rosas brancas e O tigre.

Sáb., às 17h: Meteorango Kid, de André Luís de Oliveira (Brasil, 1969. dvd. p&b. 80min. 16 anos). Com Antônio Luis Martins, Milton Gaúcho, Nilda Spenser, Caveirinha. O filme narra, de maneira anárquica e irreverente, as aventuras de Lula, um jovem representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. O anti-herói intergaláctico atravessa este labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários. Música: Moraes Moreira e Galvão.

Sáb., às 19h: Caveira, my friend, de Alvaro Guimarães (Brasil, 1970. 35mm. p&b. 84min, 16 anos). Com Nonato Freire, Baby Consuelo, Sônia Dias. Uma proposta radical de rompimento com os postulados do Cinema Novo, num filme de estrutura narrativa bastante livre. A partir da ação de um grupo de assaltantes, o diretor costura cenas que propõem a iconoclastia e o desbunde como formas de contestação à opressão da ditadura militar. Música: Moraes e Galvão.

Dom., às 13hBete Balanço, de Lael Rodrigues (Brasil, 1984. dvd. cor. 72min.14 anos). Com Débora Bloch, Lauro Corona, Maria Zilda, Diogo Vilela. Bete é uma garota de Governador Valadares, recém aprovada no vestibular e cantora eventual do bar da cidade. Liberada na relação sexual com o namorado, curte teatro e sonha com um espaço maior para o seu prazer, na batalha do trabalho e da vida. A música atrai Bete para o Rio de Janeiro, pouco antes de completar 18 anos. Participação das bandas Barão Vermelho, Lobão, Titãs, Banda Brylho, Manhas e Manias e Celso Blues Boy. 

Dom., às 15h: Podecrer!, de Arthur Fontes (Brasil, 2007. dvd. cor. 87min. 14 anos). Com Dudu Azevedo, Maria Flor, Marcelo Adnet, Fernanda Paes Leme. No Rio de Janeiro, em 1981, um grupo de amigos está no ano de sua formatura no colégio. Entre eles está Carol, filha de exilados políticos que retornou recentemente ao Brasil e se enturma com os integrantes da banda de rock mais conhecida do colégio. Dado Villa-Lobos assina a música original. 

Dom., às 17h: Areias escaldantes, de Francisco de Paula (Brasil, 1985. 35mm. cor. 100min. Livre). Com Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães,  Diogo Vilela, Macalé. Grupo terrorista age na imaginária província de Kali, comandados por uma entidade secreta.  Para combatê-los, uma polícia de elite, que obedece a uma estranha hierarquia 'por tamanho': à medida que o policial cresce, sobe de posto. É nesse cenário frio e chuvoso, onde acontecem situações “nonsense”. Participação de Lobão, Jards Macaé e de integrantes dos Titãs.

Dom., às 19h: Corações a mil, de Jom Tob Azulay (Brasil, 1983. 35mm. cor. 85min. 14 anos). Com  Gilberto Gil, Regina Casé e Joel Barcellos. Jairo, um tipo intelectual e desligado, trabalha para uma agência de comunicação social e tem como tarefa descobrir “a fórmula secreta” usada pelo ídolo Gilberto Gil para conquistar as plateias. Na missão se envolve com Su, apaixonada pelo astro e que não perde um único show.