Brasil tem favoritos no judô e finais do atletismo no 13º dia de Pan

O judô surge como uma grande aposta para o Brasil na reta final dos Jogos Pan-Americanos. Quatro brasileiros estarão no tatame nesta quinta-feira, 13º dia de disputas, sendo três deles favoritos a estarem no pódio e ajudarem o País a seguir vivo na luta contra Cuba pelo segundo lugar no quadro de medalhas.

Segundo colocado no ranking mundial da categoria até 81 kg, Leandro Guilheiro (81 kg) é favorito ao ouro em Guadalajara. O judoca já coleciona dois bronzes em Olimpíadas - Atenas 2004 e Pequim 2008 -, além da prata no Mundial de Tóquio 2010 e no Pan do Rio. Na estreia, ele enfrenta o chileno Luis Antonio Retamales.

Tiago Camilo (90 kg) é outro destaque. O atleta, também medalhista olímpico e mundial, possui dois ouros em Pans, Santo Domingo (2003) e (Rio 2007) e vai atrás do tricampeonato. A primeira luta do brasileiro é contra o canadense Alexandre Emond.

Já entre as mulheres, Mayra Aguiar (78 kg), prata no Rio 2007 e no Mundial de Tóquio, encara a equatoriana Diana Veronica Chala. Ainda hoje, a estreante Maria Portela (70 kg) chega confiante ao Pan, apesar de ainda não saber quem será a sua adversária.

O dia também é de promessas no atletismo: com dez finais nesta quinta-feira, há muitas expectativas de medalhas. Destaque para Marilson Gomes, que possui dois bronzes na prova dos 5.000 m (Santo Domingo 2003 e Rio 2007) e quer subir de posição no pódio.

As provas dos 200 m feminino e masculino também têm atletas do Brasil bem cotados. Ana Claudia Silva vem de uma boa temporada e quer trazer medalha, assim como tentar reaver o resultado nos 100 m - ficou em quarto. Além dela, Bruno Lins, sexto no Mundial de Daegu neste ano, é um dos nomes da decisão masculina.

Mais esportes

Pela ginástica artística, Diego Hypolito, bicampeão mundial, luta pelo ouro no solo. Além dele, o brasileiro Arthur Zanetti também entra nas disputas. Embalado pela prata no Mundial de Tóquio, no início do mês de outubro, o atleta entra como favorito na prova que o consagrou - argolas. Daniele Hypolito e Adrian Nunes também competem na prova feminina do salto sobre o cavalo.

As disputas da Seleção masculina do basquete também vão esquentar nesta quinta-feira. Depois de uma partida difícil contra o Uruguai na estreia - vitória por 80 a 71, agora é a vez de enfrentar a potência no basquete, os Estados Unidos.

Nas piscinas, a equipe masculina de polo aquático enfrenta o Canadá por uma vaga na final. Já no hipismo, o salto por equipes do Brasil volta ao Guadalajara Country Club depois de terminar na terceira colocação na última quarta-feira. Por fim, a estreia do karatê é outra atração desta quinta (dois brasileiros já lutam).