Com quarto tempo, brasileira avança à decisão do K1 na canoagem

A brasileira Naiane Pereira começou bem a campanha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na eliminatória do K1 500 m, nesta quarta-feira, ela conseguiu a segunda posição em sua bateria e a quarta no geral. Consequentemente, obteve a classificação à final da modalidade, marcada para a próxima sexta, às 14h45 (de Brasília).

Nos 500 m do K1, sigla em referência à embarcação utilizada - o caiaque, ou "kayak" em inglês - e o número de atletas no barco, as dez competidoras inscritas foram divididas em duas baterias.

A primeira foi vencida pela americana Carrie Ann Johnson com a marca de 1min59s353, contra 2min00s639 de Naiane. Terceira colocada, a colombiana Yerly Tatiana Muñoz (2min03s568) também disputará a decisão das medalhas. Já a equatoriana Stefanie Marilin Perdomo, dona do quarto lugar, e a guatemalteca Daisy Alcira Mendoza (quinto) participarão apenas da final B.

Na segunda eliminatória os tempos foram ainda melhores. A canadense Émilie Fournel liderou ao cravar 1min57s386, enquanto que a argentina Alexandra Keresztesi (1min58s951) e a cubana Annes Peñate (2min00s406) também foram mais velozes que a brasileira. A mexicana Carla Gabriela Salinas e a venezuelana Eliana Escalona ficaram fora da briga pelo pódio.