"Duelo" entre Hoyama e Pereira é destaque do 3º dia do Pan

O terceiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara terá um "duelo" particular em especial envolvendo dois brasileiros. O mesatenista Hugo Hoyama, recordista do País em medalhas de ouro na história da competição, com nove, tem seu império "ameaçado" pelo compatriota Thiago Pereira, da natação, que possui oito triunfos no primeiro posto - dois deles na edição de 2011 - e pode igualar os números nesta segunda-feira. Os dois atletas disputam medalha durante mais um dia de disputa em solo mexicano.

No tênis de mesa, o Brasil se classificou à decisão após vitórias contra Estados Unidos, nas quartas de final por 3 a 0, e Cuba, em confronto emocionante que terminou com triunfo verde e amarelo por 3 a 2, pela semifinal. A decisão acontece a partir das 15h (de Brasília), contra a Argentina, que despachou o anfitrião México na semi, em outro embate disputado que acabou 3 a 2 para a equipe "visitante".

Hugo Hoyama é o líder da equipe brasileira na modalidade e também o maior recordista de medalhas de ouro do País em todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos. Ele conquista prêmios nos Jogos desde Indianápolis 1987, quando venceu ouro na disputa por equipe e a prata nas duplas.

Ele faturou ainda outros oito ouros (três em Havana 1991, três em Mar del Plata 1995, um em Santo Domingo 2003 e outro no Rio de Janeiro 2007), além de quatro bronzes distribuídos por Mar del Plata, Winnipeg 1999, Santo Domingo e Rio. Suas medalhas foram conquistadas nas modalidades por equipe, em duplas, duplas mistas e individual.

Na natação, Thiago Pereira, por sua vez, já conquistou dois ouros nesta edição - um na prova de 400 m medley e outro no revezamento 4x100 livre - e somou oito em sua história nos Jogos Pan-Americanos, iniciada com uma prata e um bronze na edição de Santo Domingo, em 2003.

Suas medalhas de ouro passaram a ser conquistadas no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, quando o atleta faturou seis - nos 200 m medley, 400 m medley, 200 m costas, 200 m peito, 4x100 m livres e 4x200 m livres. Nesta segunda, ele compete na eliminatória dos 100 m costas, às 14h13. A final da prova está marcada para as 23h15, e o brasileiro disputa outros sete eventos no México.