ASSINE
search button

Com H. Hoyama de porta-bandeira, Brasil é ovacionado em desfile

Compartilhar

O Brasil foi ovacionado durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nesta sexta-feira, ao desfilar no Estádio Omnilife na presença de milhares de pessoas que lotaram o local e aplaudiram a delegação verde e amarela. O porta-bandeira da delegação foi o mesatenista Hugo Hoyama, maior vencedor da história do País na competição - são nove medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze, desde Indianápolis, em 1987.

Com mais de 500 atletas na delegação que viajou ao México para representar o País - apesar de apenas 270 terem participado da abertura do torneio -, o Brasil fez a festa do público presente no estádio e foi, de longe, a nação mais aplaudida entre as 10 primeiras que entraram no Omnilife. Antes dos brasileiros, haviam desfilado atletas de Argentina, Antigua Barbuda, Aruba, Antilhas Holandesas, Bahamas, Barbados, Belize e Bolívia.

Animados, os brasileiros dançaram, pularam e tremularam bandeiras de Brasil e México enquanto atravessavam o centro do palco de abertura dos Jogos. Com calças brancas e camisas azuis, verdes e amarelas, além de alguns chapéus brancos, os atletas demonstraram empolgação e festejaram com o público mexicano, que incentivou os sul-americanos do início ao fim. Depois, quando todas as outras delegações permaneciam sentadas, o time do Brasil fazia a "ola" e brincava de "trenzinho".

Cerca de 50 mil pessoas lotaram o Estádio Omnilife nesta sexta e enfrentaram longas filas para conseguirem entrar no local. Um show de manobras de aviões alegrou os presentes antes do início do espetáculo e ajudou a distrair o público antes do início da cerimônia, que começou por volta das 22h (de Brasília).

Os jogos da competição continental terão início a partir deste sábado, às 11h (de Brasília), com o ciclismo de montanha. No mesmo dia, a Seleção Brasileira feminina de vôlei estreia diante da República Dominicana. Participam do Pan-Americano 41 países, que disputarão até o próximo dia 30 medalhas nas mais distintas modalidades.