ASSINE
search button

Governo estadual anuncia R$ 30 milhões para prevenção contra coronavírus

Compartilhar

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (28) a destinação de R$ 30 milhões para a prevenção contra o novo coronavírus, que teve o primeiro caso brasileiro confirmado nesta semana. Mais da metade do valor será usado em ações de comunicação.

Um homem de 61 anos de São Paulo foi o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. Ele viajou em fevereiro para a Itália, que enfrenta um surto do MNvírus. Ao voltar, fez uma reunião familiar com cerca de 30 pessoas e, no dia seguinte, por estar febril (e mesmo sem outros sintomas), apresentou-se a uma unidade de saúde.

Todas as 34 pessoas em contato com o homem, inclusive quatro pessoas que viajaram ao seu redor no avião, estão sendo acompanhadas e constantemente contactadas pelas autoridades de saúde. As informações mais recentes apontam que nenhuma delas apresenta sintomas.

O empresário infectado está em isolamento em sua própria casa. Sua esposa, que também reside no local, ocupa outro cômodo da casa para evitar o contato constante. Além do isolamento, o homem mantém uma máscara no rosto, lava suas roupas separadamente e tem um lixo separado.

Na quinta (27), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciaram o adiantamento da campanha de vacinação contra a gripe.

A intenção não é a proteção contra o novo coronavírus, considerando que ainda não há vacina contra ele, mas excluir os outros vírus influenza de uma possível situação de contaminação mais ampla da população. (Phillippe Watanabe/FolhaPressSNG)