POLÍTICA

Fernando Henrique Cardoso declara apoio a Lula no segundo turno

Em postagem nas redes sociais, o ex-presidente, do PSDB, fala em "história de luta pela democracia"

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 05/10/2022 às 11:10

Alterado em 05/10/2022 às 11:46

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.

"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu FHC no Twitter, em uma mensagem que ainda inclui fotos de dois encontros com o petista.

O anúncio chega após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também do PSDB, ter declarado apoio "incondicional" a Bolsonaro, decisão que provocou incômodo no ninho tucano, especialmente na velha guarda.

"Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz", agradeceu o candidato do PT no Twitter.

Além de FHC, o senador José Serra, derrotado por Lula em 2002 e por Dilma Rousseff em 2010, também confirmou seu apoio à candidatura petista.

No primeiro turno, Fernando Henrique havia pedido votos a candidatos que tivessem "compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade", defendessem "direitos iguais para todos" e valorizassem a "educação e a ciência", mas sem citar Lula ou Bolsonaro nominalmente.

Na ocasião, esse pronunciamento foi interpretado como um apoio velado ao petista, que foi seu antagonista na política brasileira nos anos 1990. Lula terminou o primeiro turno das eleições com 48,43% dos votos, contra 43,20% de Bolsonaro. (com agência Ansa)

Tags: