POLÍTICA
Lula diz em convenção do PSB que nunca teve problema com Forças Armadas
Por POLÍTICA JB com Agência Estado
[email protected]
Publicado em 29/07/2022 às 18:17
Alterado em 29/07/2022 às 18:17
Iander Porcella, Lauriberto Pompeu e Giordanna Neves - Na convenção do PSB que consagrou Geraldo Alckmin como seu candidato a vice na disputa pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que nunca teve problemas com as Forças Armadas e afirmou que Exército, Marinha e Aeronáutica têm seus papéis definidos na Constituição. As declarações ocorreram num contexto em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) usa o Ministério da Defesa para questionar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral do País.
“Nunca tive nenhum problema com nenhum comandante. Nunca tive nenhum problema com as Forças Armadas”, declarou Lula, em seu discurso na convenção, que ocorreu em Brasília. O candidato do PT à Presidência da República afirmou que é preciso estabelecer uma relação de respeito entre o Executivo e o comando militar, cada um com suas atribuições.
Lula também criticou a relação de Bolsonaro com as Forças Armadas e disse que o País não pode ter um presidente que use o Exército, a Marinha e a Aeronáutica como “objetos em suas mãos”. A mando de Bolsonaro, o Ministério da Defesa fez uma série de questionamentos e sugestões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o processo eleitoral brasileiro. O presidente diz que as urnas podem ser fraudadas, mas sem apresentar provas de irregularidades.