POLÍTICA

Guedes pede à CGU implantação de sistema que identifica indicações políticas para cargos públicos

Ministro acredita que programa traria maior transparência e melhor comunicação com a população, ao mesmo tempo, e afirma que não tem 'vergonha das indicações' que fez e que todos os secretários são escolhidos por ele

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 26/01/2022 às 07:28

Alterado em 26/01/2022 às 07:34

Ministro da Economia Paulo Guedes, participa do painel "Brasil em Pleno Crescimento", no V Fórum Nacional do Comércio. (arquivo) Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) para que seja criado um sistema a fim de identificar todas as indicações para cargos públicos – destacando os nomes dos responsáveis pela nomeação e pela indicação – e que o mesmo seja inserido no portal da transparência.

Segundo o ministro, a medida valeria para todos os ministérios, bancos públicos, repartições e autarquias.

"Isso é muito importante porque evidentemente a responsabilidade por atos, por falta de integridade eventual, é responsabilidade da pessoa que faltou com a integridade. Mas é importante que todos saibam quem cometeu o equívoco ou erro de indicar a pessoa inadequada para o cargo", afirmou.

A implantação do sistema visa a dar transparência ao anúncio de políticas públicas e indicações para funções governamentais, e tal ação tornaria a comunicação com a sociedade melhor, segundo o chefe da Economia.

"Eu não tenho vergonha de nenhuma indicação que eu tenha feito. Todos os secretários são escolhidos por mim e eu não tenho vergonha. O presidente também não se envergonha e não tem problema nenhum de que todas as indicações de ministros que ele tenha feito sejam transparentes", declarou.

A CGU comunicou que a solicitação de Guedes foi feita em reunião do Comitê Interministerial de Combate à Corrupção (CICC) e que está sendo analisada pela pasta, diz "O Globo". Questionada sobre o andamento do processo, a Economia não respondeu. (com agência Sputnik Brasil)

 

Tags: