'Processo político foi dominado por discursos de ódio, desinformação e teorias conspiratórias', diz Barroso

...

Fernando Frazão
Credit...Fernando Frazão

Do Brasil 247: Em texto publicado no blog da Revista Internacional de Direito Constitucional em Espanhol, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso fala sobre a situação atual do processo político no Brasil.

Para Barroso, a política brasileira foi dominada pela costumeira prática bolsonarista das fake news e pelo negacionismo, que ele descreve como "discursos de ódio, desinformação e teorias conspiratórias".

"A ascensão das mídias sociais permitiu o aparecimento de verdadeiras milícias digitais, terroristas verbais", aponta o ministro do STF. "E, assim, saíram à luz do dia, sem cerimônia, os racistas, os fascistas, os homofóbicos, os misóginos, os desmatadores, os grileiros e supremacistas variados. É preciso enfrentá-los".

Barroso também comenta os desafios do Tribunal Superior Eleitoral nesse contexto durante as eleições de 2020. "Foi preciso convencer as pessoas a irem votar em plena pandemia, elaborar um mega plano de segurança sanitária, com distribuição de equipamentos de segurança e, muito particularmente, preparar um grande programa de enfrentamento à desinformação", escreve.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais