POLÍTICA

Celso de Mello compara nota de Bolsonaro a Acordo de Munique, de Hitler

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 12/09/2021 às 07:00

Alterado em 12/09/2021 às 07:02

O ministro aposentado do STF Celso de Mello Nelson Jr./STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello comparou a carta do presidente Jair Bolsonaro pregando a harmonia entre os Três Poderes com o Acordo de Munique para o ex-ditador da Alemanha Adolf Hitler.

Para Mello, a "personalidade autocrática" de Bolsonaro e a "comprovada disposição" do presidente de "ultrajar a Constituição e de ignorar os limites que a Carta Política impõe aos seus poderes" indicam que o compromisso republicano do presidente pode ser uma farsa.

"A (nota) constituiria mero recurso estratégico de Bolsonaro para iludir, mediante conduta desqualificada e tisnada pela eiva da farsa, aqueles que, fiéis à Constituição (como os Juízes do Supremo Tribunal Federal), buscam implementar o necessário convívio harmonioso entre os Poderes da República?”, questiona o ex-ministro.

Firmado em 1938 pela Alemanha, Reino Unido, França e Itália, o Acordo de Munique concordava com a cessão de territórios da Tchecoslováquia para a Alemanha e, à época, foi visto como uma maneira de evitar uma guerra de larga escala na Europa.(Agência Estado)

Tags: