POLÍTICA

ACUADO, BOLSONARO AMEAÇA MAIS UMA VEZ

Presidente fala sobre 'risco de ruptura' e convoca apoiadores para manifestações de sete de setembro

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 04/09/2021 às 18:48

Alterado em 04/09/2021 às 18:48

Bolsonaro acha que pode comover o eleitor ao lembrar a facada TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF). Após “motociata” que saiu de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ele discursou no estacionamento do Polo Caruaru, em um carro de som, e convocou apoiadores para manifestações "pacíficas e ordeiras" no próximo dia 7 de setembro. Bolsonaro disse que cada um dos três Poderes precisa "enquadrar" aqueles que não respeitarem a Constituição, "sob risco de ruptura".

"Se no STF alguém ousa continuar agindo fora das quatro linhas da Constituição, aquele Poder tem que chamá-lo e enquadrá-lo, lembrando que ele fez um juramento. Se assim não ocorrer em qualquer um dos três Poderes, a tendência é ocorrer uma ruptura, ruptura essa que eu não quero e nem desejo, tenho certeza que nem o povo brasileiro assim o quer."
Bolsonaro continuou. "Mas a responsabilidade cabe a cada Poder, apelo a esse outro Poder, a ação dessa pessoa está prejudicando o destino do Brasil."

Ele defendeu a liberdade de expressão e o povo como poder moderador. "Não se pode admitir que uma pessoa usando do seu cargo, não interessa em que Poder esteja, tire da população esse direito [de liberdade de expressão]. No dia 7, estaremos lá para mostrar a todos que não admitiremos mais que ninguém, quem quer que seja, ignore a nossa Constituição. Nossos movimentos sempre foram pacíficos e ordeiros, nunca houve atos de vandalismo."

Bolsonaro observou ainda que as manifestações do próximo dia 7 de setembro servirão para mostrar que aqueles que "ousam não mais" se submeter à Constituição “serão colocados no devido lugar". Ele completou que a população não será refém de "uma ou duas pessoas". (Juliana Estigarribia/Agência Estado)

Tags: