POLÍTICA

'A gente não sabe o que está acontecendo', diz Mourão após Bolsonaro o excluir de reunião

Em mais uma vez a portas fechadas com ministros no Palácio do Planalto, presidente da República segue fazendo reuniões sem a presença do vice. Desde o começo do ano, é notório o distanciamento entre Bolsonaro e Mourão

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 15/06/2021 às 20:44

Alterado em 15/06/2021 às 21:36

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Reuters/Adriano Machado

Na manhã desta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com ministros para discutir ações do governo. Mais tarde, o vice-presidente Hamilton Mourão foi indagado por jornalistas do porquê de sua ausência. Mourão afirmou que não foi convidado e que "sente falta".

"Não, não fui convidado. E sim, sinto falta. A gente fica sem saber o que está acontecendo […]. É importante que a gente saiba o que está acontecendo, né? Paciência, né? C'est la vie [é a vida], como dizem os franceses", declarou o vice-presidente citado pela mídia.

Desde o início do ano, Mourão tem sido excluído das reuniões de Bolsonaro com ministros e, desde 2019, o presidente e seus aliados criticam o hábito do vice de conceder entrevistas à imprensa, de acordo com a mídia.

Macaque in the trees
Reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros, em Brasília, da qual Hamilton Mourão também foi excluído, 9 de fevereiro de 2021 (Foto: Marcos Correa/Presidência da República)

Em fevereiro, o vice-presidente também fez um comentário semelhante ao ser excluído de outra reunião entre Bolsonaro e ministros, dizendo que "o presidente julgou que era desnecessária minha presença".

A relação entre Bolsonaro e Mourão piorou no início do ano, depois do vazamento de mensagens de um assessor do vice-presidente, que mencionava a possibilidade de Mourão assumir o governo.

Porém, o vice-presidente já teria declarado em diversas entrevistas que não ambiciona concorrer à vice-presidência nas eleições de 2022, e que avalia concorrer como senador pelo Rio Grande do Sul.(com agência Sputnik Brasil)