O presidente Jair Bolsonaro escolheu o deputado João Roma para assumir o Ministério da Cidadania.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12), que também trouxe o deslocamento de Onyx Lorenzoni, que ocupava a pasta, para a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Roma é filiado ao Republicanos no estado da Bahia desde 2016. Antes, foi do PFL (atual DEM), entre 1993 e 2016. O deputado é aliado do ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto, de quem foi chefe de gabinete. Pelo Twitter, ACM Neto mostrou incômodo com a nomeação de João Roma.
Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania. A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida.
— ACM Neto (@acmneto_) February 12, 2021
Onyx, por sua vez, é deputado federal pelo DEM-RS, mas está licenciado para ocupar cargos no governo Jair Bolsonaro desde sua posse em 2019. O deputado já foi ministro da Casa Civil e era, até esta sexta-feira (12), o ministro da Cidadania.
Roma é o terceiro a ocupar a pasta da Cidadania no governo Bolsonaro, que já foi dirigida também por Osmar Terra. (com agência Sputnik Brasil)