POLÍTICA

Bolsonaro diz que estava certo ao questionar a CoronaVac

Bolsonaro disse que não tinha nenhum papel no sinal verde para a vacina Sinovac, pois cabe à Anvisa decidir sobre sua aprovação

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 13/01/2021 às 12:30

Alterado em 13/01/2021 às 12:33

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília Reuters/Adriano Machado

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que estava certo ao criticar a credibilidade da vacina chinesa desenvolvida pela Sinovac Biotech, que apresentou resultados "decepcionantes" de eficácia em testes locais.

Nessa terça-feira (12), pesquisadores do estado de São Paulo anunciaram que a vacina chinesa foi 50,4% eficaz na prevenção de infecções sintomáticas em um ensaio local - apenas o suficiente para aprovação regulamentar e bem abaixo da taxa anunciada na semana passada.

Bolsonaro criticou repetidamente a fórmula da Sinovac, que estava sendo testada em estágio final pelo Instituto Butantan de São Paulo, como não confiável. Ele disse anteriormente que seu governo não compraria a vacina chinesa, mas depois cedeu, visto que as críticas ao lançamento da vacina no Brasil aumentaram.

Falando a simpatizantes fora de sua residência, Bolsonaro fez pouco caso dos resultados do julgamento de Sinovac até agora, dizendo que ele havia sido injustamente caluniado por questionar o teste.

“Esses 50% são bons, não é? Todas as (críticas) que recebi pelos meus comentários, e agora eles estão vendo a verdade. Quatro meses sendo criticado por causa da vacina ”, disse ele.

No entanto, Bolsonaro disse que não tinha nenhum papel no sinal verde para a vacina Sinovac, pois cabe à Anvisa decidir sobre sua aprovação para uso.

Na semana passada, o governo brasileiro fechou acordo com o Instituto Butantan para a compra de até 100 milhões de doses da vacina chinesa. O governo receberá 46 milhões de doses iniciais com outra opção de 54 milhões de doses posteriormente.(com agência Reuters)