PT e outros partidos decidem apoiar candidato de Maia à presidência da Câmara

O atual presidente da Câmara ainda não definiu quem será o adversário de Arthur Lira (PP), candidato de Bolsonaro, na eleição do parlamento

Reuters/Adriano Machado
Credit...Reuters/Adriano Machado

PT, PDT, PSB e PCdoB decidiram apoiar o candidato indicado por Rodrigo Maia (DEM) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O indicado de Maia fará frente à candidatura de Arthur Lira (PP), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Eles divulgaram um manifesto à sociedade (veja abaixo).

O PT é o partido com o maior número de deputados na Casa: são 54 deputados federais da sigla. PDT, PSB e PCdoB somam 68 deputados, que vão formar uma robusta base de apoio ao candidato de Maia.

Rodrigo Maia, no entanto, ainda não definiu quem será o candidato. Há alguns nomes que aparecem como favoritos à indicação, como Baleia Rossi (MDB) e Aguinaldo Ribeiro (PP). Em declaração ao UOL, Enio Verri (PT/PR) disse que o PT quer apresentar a Maia mais um nome que possa receber a indicação.

"A nossa posição é ir para o bloco [de Maia] apresentando um programa em conjunto com a oposição para discutir, dentro do bloco, a possibilidade de ser candidato [...]. Sendo aquele mais viável, ficando para o final, sendo o nome da oposição, o Baleia ou o Aguinaldo, não importa", disse.

A eleição para a presidência da Câmara acontece no dia 1º de fevereiro de 2021. No mesmo dia, acontecerá a eleição para a presidência do Senado.(com agência Sputnik Brasil)

Macaque in the trees
Manifesto, pag 1 (Foto: Foto: reprodução)

Macaque in the trees
Manifesto, pag 2 (Foto: Foto: reprodução)



Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em Brasília
Manifesto, pag 1
Manifesto, pag 2