Bolsonaro confirma Gilson Machado como novo ministro do Turismo

Machado é presidente da Embratur

Foto: Folhapress/Pedro Ladeira
Credit...Foto: Folhapress/Pedro Ladeira

Bolsonaro confirmou o nome do novo ministro na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada em conversa com apoiadores de seu governo. Ainda não há um anúncio oficial sobre o assunto.

O futuro ministro, Gilson Machado, é presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) desde maio do ano passado. O empresário pernambucano é também músico e veterinário e costuma acompanhar Bolsonaro em viagens, especialmente para o Nordeste. O possível futuro ministro também deu declarações recentes em apelo a prefeitos e governadores para que não endurecessem as medidas de distanciamento social, pois isso prejudicaria o setor de turismo.

Durante a gestão de Machado, a Embratur foi motivo de polêmica após lançar um slogan controverso em campanha de promoção do turismo: "Brazil, visit and love us" (Brasil, visite e nos ame, em tradução livre). O slogan foi alvo de acusações de violação de direitos autorais e também de incentivo ao turismo sexual.

Machado substituirá Marcelo Alvaro Antonio, que mais cedo teria chamado o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, de "traíra" em um grupo privado de mensagens dos ministros, acusando Ramos de ter pedido sua demissão a Bolsonaro para negociar apoio do Centrão na Câmara dos Deputados.

Mais cedo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, já havia dito em redes sociais que Machado seria o substituto de Alvaro Antonio. Apesar disso, o presidente da Embratur negou que assumiria o Ministério do Turismo.(com agência Sputnik Brasil)