Rodrigo Maia: 'Não sou candidato à reeleição'

Segundo a legislação brasileira, Rodrigo Maia e David Alcolumbre podem ficar no comando de suas respectivas casas legislativas até o dia 31 de janeiro de 2021

Reuters/Adriano Machado
Credit...Reuters/Adriano Machado

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Maia, afirmou no sábado (17), em evento da XP Investimentos, que não vai disputar a presidência da Câmara dos Deputados. "Não sou candidato à reeleição. Este assunto está resolvido", disse Maia.

Sobre a possibilidade de Davi Alcolumbre ser reeleito para presidência do Senado, Maia disse o seguinte: "O presidente do Senado tem cumprido um papel fundamental. A eleição do Senado cabe ao Senado. A eleição da Câmara cabe à Câmara", afirmou.

O presidente do Senado não poderá concorrer à reeleição em fevereiro de 2021, pois a Constituição proíbe a recondução dentro da mesma legislatura. O senador, porém, manifestou vontade de permanecer no cargo por meio de uma manobra jurídica.

Segundo a legislação brasileira, Rodrigo Maia e David Alcolumbre podem ficar no comando de suas respectivas casas legislativas até o dia 31 de janeiro de 2021. A Lei determina que deve haver eleição para novos presidentes na primeira semana de fevereiro.(com agência Sputnik Brasil)