Em tempo real

.

Os princípios tendem a
permanecer constantes.
                                               Carl Shapiro

 

Mudança torna crescente incongruência entre realidade econômica, política, tecnológica e estrutura empresarial. Ainda que enfatizem responsabilidade e valores partilhados, projetos com frequência desconhecem a realidade do entorno.

Nem resultados nem recursos existem dentro da empresa, estão localizados fora, na sociedade e nos mercados. Os resultados são, realmente, obtidos por aproveitamento de oportunidades, não pela solução de problemas, ainda que existam.

Para Drucker, "o que é oportunidade só pode ser decidida se houver estratégia que permita antecipar o futuro". Estratégia bem formulada não é aquela que evita riscos aos negócios, mas aquela que possibilita assumir riscos maiores.

Não é concentrar esforços tão somente em algumas coisas de cada vez, mas concentrar esforços nas coisas certas, em meio a uma multiplicidade de contextos, tanto internos quanto externos à empresa, cada vez mais arriscados e exigentes.

Permite determinar prioridades da empresa em relação a temas conflitantes, como ênfase no curto ou longo prazo.
Assim que a construção de processos de confiança e cooperação supera ganhos relativos a uma economia de curto prazo.

Uma confiança obtida pelo exercício de diálogo paciente e sustentado é crucial para uma participação responsável. Confiança está fundamentalmente ligada à congruência no tempo, entre a palavra dada e o comportamento que a segue.

É compreender a hipótese subjacente por todos na organização, seu teste contínuo e sua adaptação em tempo real.

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Multifoco, 2019)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais