Entre a abertura e o fechamento

.

Como a vontade
se torna inteira?
                          Santo Agostinho

 

Há uma relação entre mundo visível e mundo inteligível, sendo o primeiro uma sombra do outro, conforme Platão. Ofuscados pela luz, no primeiro momento não distinguimos bem as formas que geram as sombras no fundo da caverna.

O esforço para ver não consiste em nenhuma contração muscular, mas tensão flexível como o arco que flecha. "Olhar e continuar olhando até que tenhamos visto exatamente o que temos diante de nós", como recorda C. S. Lewis.

Caráter errático e imprevisível das transformações contemporâneas desafia pressuposto fundamental da educação: necessidade e benefício da transmissão do conhecimento de professores aos alunos. O mundo parece mecanismo a esquecer.

Busca do conhecimento só é possível se falarmos clara e simplesmente e evitarmos complicações desnecessárias. Compreender um problema significa compreender suas dificuldades, daí compreender porque não é solucionável facilmente.

As pessoas aprendem mais rapidamente e se sentem mais motivadas quando adotados os métodos de participação. Instituições iniciam padrões significativos de mudança aprendendo a ver como interpretam suas relações com o ambiente.

Na medida em que as consequências práticas das inovações tornam-se mais evidentes na vida diária das pessoas, não mais basta trilhar caminhos conhecidos do saber; circunstâncias podem, imprevisivelmente, mudar o quadro existente.

Não é preciso ter grandes causas para produzir grandes efeitos, ou grandes poderes para produzir grandes efeitos. A arte do possível, hoje, consiste em saber gerenciar a tensão entre a abertura que conquista e o fechamento que protege.

Desenvolver a habilidade política de negociar conflitos de modo coletivo e inteligente, mantendo consensos sob vigilância.

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Multifoco, 2019)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais