Governadores do NE têm encontro em Recife

Os nove governadores do Nordeste realizam, hoje, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, onde o governador Paulo Câmara (PSB) será o anfitrião, o 9º encontro do Fórum criado para discutir temas relacionados à região. Na pauta, o tema principal será a transposição do Rio São Francisco e a proposta de privatização da Eletrobrás, que inclui a Chesf, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Desta vez, a reunião, seguida de um almoço, será ampliada com a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), por conta do tema.

Pimentel terá um encontro reservado com Câmara antes da reunião ampliada, que está marcada para começar às 11 horas. Os dois têm um comum o cenário eleitoral de outubro. Enquanto Pimentel busca atrair o PSB mineiro para sua reeleição, Câmara quer manter a aliança com o PT pernambucano para sua campanha por mais quatro anos à frente do estado. Em Minas, o PSB discute lançar o ex-prefeito Márcio Lacerda ao governo mineiro, e em Pernambuco, o PT decidirá se a vereadora Marília Arraes entrará na disputa ao governo do estado. O assunto foi discutido nesta semana entre os presidentes das duas legendas, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira.

Após o encontro, os governadores falarão com a imprensa e divulgarão Carta do Recife. Até o momento, não está previsto um posicionamento político ou eleitoral ou mesmo sobre a candidatura do ex-presidente Lula no conteúdo do documento, mas como a maioria dos governadores integra o campo da esquerda, isso não está descartado. Deverão estar presentes à reunião, além do anfitrião Paulo Câmara, os governadores dos demais sete estados da região Nordeste.