ASSINE
search button

CCJ marca sabatina de Alexandre de Moraes para dia 21 de fevereiro

Braga leu relatório apontando que ministro licenciado tem experiência profissional para vaga no STF

Compartilhar

Nesta terça-feira (14), o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) leu, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o relatório sobre o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para ocupar a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Moraes foi marcada para o dia 21 de fevereiro, respeitando o regimento interno que prevê o prazo de uma semana para que integrantes da comissão analisem o relatório.

Braga afirmou que Moraes “apresentou [...] argumentação sucinta em que demonstra ter experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral para o exercício da atividade".

Após a sabatina na CCJ, caberá ao plenário da comissão e do Senado decidir se aprova ou não sua indicação. Para ser aprovada, precisa do apoio de, pelo menos, 41 dos 81 senadores.

Apesar do tom favorável à nomeação do indicado, Braga disse que não vai declarar seu voto publicamente. No parecer, ele reconhece a capacidade técnica, acadêmica e profissional de Moraes. Em sete páginas, apresenta brevemente o currículo do indicado e destaca a “vasta produção acadêmica” na área jurídica.

Braga também menciona informações prestadas pelo indicado a respeito de sua regularidade fiscal e situação jurídica e lembra que o ministro da Justiça e Segurança Pública licenciado figura como réu em três processos, todos extintos.

“Diversas entidades da sociedade civil divulgaram Notas Públicas em que demonstram seu apoio ao indicado para o cargo de Ministro do STF”, diz trecho do documento.

Polêmica

Após a leitura do relatório e a apresentação de uma questão de ordem pela oposição, foi concedida vista coletiva aos membros da comissão, como estabelece o Regimento Interno do Senado. A partir da apresentação do relatório e concessão de vista coletiva, são contados, no mínimo, cinco dias para que o indicado seja convocado para a sabatina pelos senadores.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), no entanto, afirmou que foi previamente acordado entre os senadores que o prazo seria contado a partir da publicação da indicação de Moraes em plenário, o que ocorreu na semana passada, no dia 8. Assim, o interstício teria sido cumprido hoje e a sabatina poderia ser realizada em 24 horas.

No entanto, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que presidiu a sessão, decidiu acatar a questão de ordem do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e marcou a sabatina de Alexandre de Moraes para a próxima terça-feira (21).

Com Agência Brasil