ASSINE
search button

'Clarín': Trama política do Brasil virou bola de neve

Reportagem diz que delação da Odebrecht já havia sido revelada antes de Dilma sair

Compartilhar

A edição desta quarta-feira (14) do Clarín questiona que se a razão para destituir a ex-presidente Dilma Rousseff foi um “delito de responsabilidade” por administração fiscal supostamente “irregular”, o que resta para a atual equipe de governo depois desta denúncia? Essa é a pergunta que atravessa os meios políticos e jornalísticos do Brasil nestas horas. As ferozes rajadas de metralhadora disparadas pelo ex-executivo da construtora Odebrecht, Cláudio Melo Filho, deixou os principais políticos do Palácio do Planalto expostos publicamente em administrações nada santas.

O diário argentino comenta que é claro que a primeira reação de todos eles foi desmentir as declarações do primeiro “arrependido” do holding brasileiro ao Ministério Público. Agora devem vir outros 76 depoimentos documentados pela empresa que foi eixo da corrupção na Petrobras.

> > 'Deutsche Welle': Brasil sofre protestos após aprovação da PEC que limita gastos

Na sexta-feira (9), através de seu porta-voz, o Executivo brasileiro comunicou que as contribuições da companhia para a campanha de Michel Temer, como vice-presidente da chapa de Dilma Rousseff, foram devidamente registradas na Justiça Eleitoral.

No sábado, as manchetes dos jornais o envolviam diretamente, e o presidente disse aos seus assessores – segundo a grande mídia local —que antes de reagir era preciso “esperar a poeira baixar” e evitar “decisões apressadas”, como poderiam ser as destituições dos últimos dois ministros de sua confiança: Eliseu Padilha e Wellington Moreira Franco. No documento da delação ambos aparecem como representantes do presidente brasileiro.

Um de seus assessores foi mais pessimista ao expressar suas reais preocupações: O fim dessa história “é imponderável”, disse ele. Daqui para a frente qualquer coisa pode acontecer.

O próprio Melo Filho afirmou que as operações da Odebrecht com Temer chegaram até 2014, época em que eles entregaram ao seu assessor José Yunes dinheiro vivo para o político.

O que acaba de ser revelado não era desconhecido em agosto, pouco antes da destituição do governo de Dilma Rousseff. O Clarín publicou em 8 de agosto o seguinte comentário: “A revista Veja – que mostrava simpatia por um governo Temer – publicou as revelações dos líderes do holding Odebrecht.

Em sua edição de sábado 7 de agosto, afirmou que tinha tido acesso ao texto da delação e que nela constava que em maio de 2014 houve um jantar no Palácio do Jaburu do qual participaram Michel Temer (naquela época vice-presidente) e Eliseu Padilha, que se desempenha atualmente como ministro-chefe da Casa Civil”.

Do outro lado da mesa estava Marcelo Odebrecht, a quem Temer pediu “apoio financeiro”. É claro que Odebrecht se comprometeu a fornecer recursos para o PMDB, o partido do atual chefe do Palácio do Planalto”.

De acordo com a Veja, os recursos entregues “foram de 5 milhões de dólares” e vieram da chamada “caixa paralela”. O que é aterrador nesse caso é que isso se sabia antes mesmo de Temer ser consagrado presidente em forma definitiva pela votação do Senado de 31 de agosto.

Naquela época, ninguém pareceu reparar nos momentos tremendos que essa história ocasionaria ao atual governo no futuro, conclui o Clarín.