D. Paulo Evaristo Arns é internado com broncopneumonia em SP

O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, está internado desde o dia 28 de novembro, por causa de uma broncopneumonia.

De acordo com o boletim médico, seu quadro inspira cuidados e não há previsão de alta. Arns está com 95 anos de idade. As informações foram divulgadas pelo Hospital Santa Catarina, nesta segunda-feira (12).

Segundo informações do G1, o frade franciscano, atualmente arcebispo-emérito de São Paulo, celebrou 50 anos de bispado em julho. Ele foi ordenado bispo em dia 3 de julho de 1966 e começou como auxiliar na Região Episcopal Santana.

Filho de imigrantes alemães, Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em 1921 em Forquilhinha, Santa Catarina. Ordenado sacerdote em 1945, ele foi estudar na Sorbonne, em Paris. Formou-se em estudos brasileiros, latinos, gregos e literatura antiga.

No Brasil, foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 60 e 70 e se destacou por sua luta política, como contra as torturas praticadas durante a Ditadura Militar e a favor do voto nas Diretas Já.

Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no Haiti vítima do forte terremoto que destruiu parte do país, em 2010. Ela realizava trabalhos humanitários.